João Pessoa
Feed de Notícias

Representantes de 97 prefeituras participarão de encontro que vai discutir a implantação das COMDECs

quarta-feira, 4 de novembro de 2009 - 14:40 - Fotos: 
Prefeituras de 97 municípios paraibanos estarão reunidas nesta sexta-feira (6), às 8h30, no auditório da Companhia de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (CINEP), no I Encontro de Coordenadores Municipais de Defesa Civil do Estado da Paraíba.

O evento visa aprimorar e fortalecer o Sistema Nacional de Defesa Civil além de colaborar para que as prefeituras municipais do estado da Paraíba tenham suas Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, organizadas de forma estável e permanente para que, em casos de emergência, a população seja prontamente atendida.

O I Encontro de Coordenadores Municipais de Defesa Civil do Estado da Paraíba discutirá temas como: Áreas de risco: ameaças e vulnerabilidades; Prevenção de desastres; Perspectivas climáticas para 2010 e o evento El Ninõ; Defesa Civil e suas ações em 2009 na Paraíba; e A importância do Sistema Nacional de Defesa Civil.

A preocupação da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil Estaduais é fruto dos fenômenos naturais ou antrópicos que vêm tornam as comunidades vulneráveis a desastres como inundações, além das secas e enchentes decorrentes tanto das instabilidades meteorológicas que o mundo atual está submetido, como da ação desordenada do homem no uso indevido dos recursos naturais.

Para a Defesa Civil Estadual, em quaisquer circunstâncias de catástrofe haverá vidas a proteger, além de flagelados e danos a reparar, tarefas que são de responsabilidade das Defesas Civis Municipais em parceria com as coordenações Estaduais e Nacional, além, da Secretaria de Estado da Infraestrutura a qual o Defesa Civil está vinculada.

O encontro será aberto pelo secretário de Infraestrutura, Leonardo Gadelha, e terá como palestrantes: o professor Hamilcar José Almeida Filgueira – UFPB/PRAC/NEUD; Cel. BM Pedro Luiz do Nascimento – Cmt. Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Paraíba; Alexandre Magno Teodósio de Medeiros – SEMARH/AESA; Cel PM Sinval Pinheiro Borges, gerente executivo da Defesa Civil Estadual – GEEDEC; engenheiro, Antônio Cavalcanti Brito – gerente operacional da GEEDEC/PB e o economista, George Sabóia Marinho Lúcio – gerente de apoio logístico da GEEDEC/PB.

Marcela Gabínio, da Assessoria da Infraestrutura do Estado