Fale Conosco

25 de junho de 2009

Representantes da sociedade civil vão participar de Conferência e apresentar propostas



A etapa estadual da 1ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), que seria realizada entre os dias 1º e 3 de julho, em João Pessoa, foi adiada para 10, 11 e 12 do próximo mês, por motivo de força maior. O local do evento continua o mesmo: o Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

O coordenador da Comissão Organizadora Estadual, Mario Gomes Araújo Junior, explicou que a importância da Conferência Estadual de Segurança Pública está na oportunidade que representantes do poder público, trabalhadores da área de segurança pública e da sociedade civil terão de apresentar propostas consideradas prioritárias para o setor.

Ele adiantou que as propostas serão colocadas em um relatório e discutidas durante a Conseg, em Brasília, entre os dias 27 e 30 de agosto. Elas servirão de base à elaboração de uma política nacional de segurança pública. A estimativa é que mais de duas mil pessoas participem da Conferência.

Ainda durante a etapa estadual serão discutidas as propostas já apresentadas nas etapas municipais, que aconteceram em Campina Grande e João Pessoa. O evento servirá também para eleger os representantes na etapa nacional e indicar os representantes do poder público estadual.

A 1ª Conseg está diretamente relacionada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que destinará R$ 6,7 bilhões para o setor nos próximos anos. A partir das definições da Conferência, serão aplicadas as ações e os recursos necessários à efetivação de políticas de segurança em todo o País.

Cleane Costa, da Secom-PB