João Pessoa
Feed de Notícias

Representantes da sociedade civil e de órgãos do Governo do Estado participam de reunião

terça-feira, 6 de outubro de 2009 - 16:14 - Fotos: 

A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) e o Instituto de Desenvolvimento Municipal e Estadual (Ideme) iniciaram os trabalhos de organização da 4ª Conferência Estadual das Cidades, que vai acontecer nos dias 24 a 28 de maio de 2010. Nesta terça-feira (6), uma reunião foi realizada no prédio do Ideme, com representantes da sociedade civil organizada e órgãos do Governo do Estado, e as discussões envolveram o estatuto da IV Conferência.
 
Na pauta encontro, o objetivo das Conferências Municipal e Estadual das Cidades, além da aprovação das normas do conclave. Cada cidade paraibana tem até o final deste ano para fazer sua conferência municipal e escolher os delegados que vão representá-las no evento estadual.
 
Na ocasião, o secretário da Seplag, Ademir Alves de Melo, lembrou a importância da Conferência como canal de expressão da sociedade. Para ilustrar, Melo contou um pouco do resultado das audiências públicas realizadas pelo Estado, para a revisão do Plano Plurianual 2008/2010 e do Plano de Reconstrução da Paraíba 2009/2010, além do Plano Estratégico do Estado 2011/2025.
 
Parcerias – “Os planos estavam sendo fabricados em ambientes fechados. Eram documentos que vinham à luz e impressionavam pelas propostas que apresentavam para execução na sociedade”, observou o secretário, lembrando que apesar disso as propostas careciam de uma maior inter-relação com a realidade e com as necessidades mais prementes da população e fez um apelo: “Vamos fazer sólidas parcerias e fujamos das divergências infrutíferas e dos interesses onde o coletivo é subjugado pelo particularismo”, frisou.
 
De acordo com o superintendente do Ideme, Achilles Leal Filho, também presente à abertura, a IV Conferência Estadual é um encontro que permite à sociedade civil, prefeituras e Governo do Estado definirem as prioridades que vão nortear o poder público para investimentos futuros na zona urbana de municípios paraibanos. Entre esses investimentos estaria a construção de casas.
 
Prioridades – “Na Conferência Estadual serão levantadas as principais necessidades indicadas pelos representantes de cada município da Paraíba. As prioridades levantadas vão orientar os investimentos estaduais e federais. No evento estadual, haverá a escolha dos delegados que participarão da Conferência Nacional das Cidades, em maio de 2010, em Brasília”, detalhou Achilles Leal Filho, que é representante do Estado no Conselho Nacional das Cidades, no Governo Federal.

O lema da IV Conferência será ‘Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social’, sob o tema ‘Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano’.
 
Presentes à reunião representantes da Prefeitura de João Pessoa, do Movimento Quilombola, da Arquidiocese da Paraíba, Associação de Geógrafos do Brasil, Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), Associações de Moradores de Bayeux e Santa Rita e Federação Paraibana dos Movimentos Comunitários.

 

Paulo Dantas e Bartolomeu Honorato, das Assessorias de Imprensa da Seplag e Ideme