Fale Conosco

28 de novembro de 2012

Representante do BID discute conclusão do projeto Costa das Piscinas



O projeto Costa das Piscinas foi discutido durante reunião realizada nessa terça-feira (27), na Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), coma representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Maria Cláudia Perazzo; o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano;e o gestor do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), Arnaldo Júnior.  A preparação técnica e estratégica do projeto deve ser concluída até a próxima sexta-feira (30).

O projeto visa a estruturação de um polo turístico da Paraíba, com um investimento de R$ 65 milhões do BID, com contrapartida do Governo do Estado.“Nesta semana, nós estamos fazendo a apresentação das tarefas que haviam sido estabelecidas pela missão anterior. A partir daí, estamos trabalhando nos ajustes do plano de desenvolvimento integrado do turismo sustentável e passamos a elaborar estudos de viabilidade técnica, econômica, ambientale de impacto que o programa irá proporcionar economicamente e turisticamente”, explicou Arnaldo Júnior.

A chefe da missão, a brasileira Maria Claudia Perazza, representante do banco em Washington (EUA), destacou o avanço das negociações entre Governo e BID. “No âmbito geral, ainda existe uma série de detalhes da formulação do projeto que vai nos permitir finalizar essa etapa de preparação. Mas, avançamos bastante até agora, confirmando o potencial que o Estado tem para o desenvolvimento do turismo. É de interesse do banco apoiar e trabalhar junto com o Estado para viabilizar uma injeção de recursos para financiamento e dar um impulso nesse setor, que é muito promissor aqui na Paraíba”, disse.

Segundo a representante do BID, nesta semana as reuniões de trabalho percorrerão todas as áreas de preparação de diferentes componentes que compõem o programa.“São aspectos de execução que permitem formular a proposta completa, de acordo com os requisitos técnicos, econômicos, ambientais e institucionais que são estabelecidos pelo BID para qualquer programa de financiamento”.

O projeto Costa das Piscinas compreende cinco municípios da faixa litorânea: Cabedelo, João Pessoa, Pitimbu, Conde e Bayeux – este último em função do Aeroporto Castro Pinto, principal equipamento turístico da região. Segundo o secretário Renato Feliciano, a via de acesso ao Aeroporto será duplicada, beneficiando paraibanos e turistas.

Próxima fase –Renato Feliciano afirmou que esta etapa atual deve ser concluída ainda no primeiro trimestre de 2013. “Estamos finalizando a análise dos documentos e das etapas que o Estado já cumpriu para nos próximos dois meses encerrarmos toda a fase de preparação para a assinatura do contrato. Assim que nós concluirmos, precisaremos de um aval do Governo Federal para esse recurso ser liberado. Mas estamos trabalhando para trazer o investimento o mais breve possível para a Paraíba”, afirmou.

O gestor do Prodetur confirmou que as obras devem começar após a fase de contratação. “Concluído esse processo, o projeto entra na etapa de preparação para a contratação, com aspectos mais ligados às questões fiduciárias e avaliação de capacidade fiscal do Estado. Nós podemos dizer que a Paraíba avançou bastante nesse desafio de preparação.Em 2013 deveremos estar entrando na fase de contratação, com a perspectiva de podermos iniciar as ações efetivamente, ou seja, começarmos as obras”.