Fale Conosco

28 de março de 2014

Representante de João Pessoa vence final do Miss Reeducanda Paraíba



28.03.14 miss reeducanda paraiba fotos joao francisco 1 PORTAL 270x202 - Representante de João Pessoa vence final do Miss Reeducanda ParaíbaUm dia especial para as participantes da primeira edição do Concurso Miss Reeducanda Paraíba. As vencedoras da competição foram conhecidas, nessa sexta-feira (28), na grande final do concurso, no Centro de Educação da Polícia Militar, na Capital. O evento contou com a participação das 12 finalistas das cidades de João Pessoa, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. A iniciativa é do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap).

As campeãs foram Renata Costa (25), de João Pessoa, na categoria Miss Reeducanda Paraíba; Farinézia Ferreira (44), na categoria Miss Queen, da 28.03.14 miss reeducanda paraiba fotos joao francisco 2 270x192 - Representante de João Pessoa vence final do Miss Reeducanda Paraíbacidade de Picuí, que está reclusa em João Pessoa; e Fernanda Martins (25), natural de Quirinópolis, em Goiás, que cumpre pena em Campina Grande.

Na ocasião, o secretário titular da Seap, Wallber Virgolino, destacou que o trabalho é voltado para a ressocialização em todas as regiões e agradeceu aos participantes, em especial à primeira-dama do estado, por apoiarem o concurso. “Esta iniciativa também visa resgatar a dignidade, pois, o Estado tem a obrigação de recuperar a autoestima das mesmas e mostrar para elas que, mesmo privadas de liberdade, elas não perderam a feminilidade e a capacidade de recomeçar”, observou.

28.03.14 miss reeducanda paraiba fotos joao francisco 7 270x192 - Representante de João Pessoa vence final do Miss Reeducanda ParaíbaA primeira-dama do Estado, jornalista Pâmela Bório, reafirmou o caráter inclusivo do evento. “Criamos várias categorias para valorizar e dignificar essas mulheres. Esse é um projeto que busca, acima de tudo, a inclusão e o resgate da cidadania, para que essas mulheres possam voltar à sociedade em melhores condições”, ressaltou.

A Miss Paraíba 2013, Patrícia dos Anjos, prestigiou a disputa e também destacou a iniciativa. “É uma forma de estimular a reflexão sobre o futuro. De garantir a efetiva ressocialização”, comentou. A Miss Reeducanda Renata Costa não escondeu a emoção pela conquista. “Este é um dia muito especial, que marca um recomeço e a possibilidade de sonhar e estar de bem com a vida, mesmo com as adversidades”, comemorou.

A gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia, agradeceu o apoio dos participantes. “Faço questão de agradecer a cada 28.03.14 miss reeducanda paraiba fotos joao francisco 5 270x192 - Representante de João Pessoa vence final do Miss Reeducanda Paraíbaparceiro que acreditou no projeto e ajudou a desenvolvê-lo, também agradeço de forma especial à equipe da Gerência de Ressocialização e a todos os agentes penitenciários que contribuíram nas etapas do concurso”, lembrou.

Ressocialização – o Concurso Miss Reeducanda Paraíba faz parte do programa de ressocialização “Cidadania é Liberdade”, lançado no ano de 2011. A iniciativa promove ações de educação, trabalho, cultura, família e saúde no sistema prisional paraibano. A meta é disponibilizar espaços de socialização e políticas públicas para o retorno dos reeducandos ao convívio social.