João Pessoa
Feed de Notícias

Representante da Agevisa participa da Mostra de Saúde Cefor 2012

sexta-feira, 30 de novembro de 2012 - 18:20 - Fotos: 

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa/PB), por intermédio da gerente técnica de Inspeção e Controle em Sangue e Hemoderivados, Rafaela Duarte, participou da “Mostra de Saúde Cefor 2012” realizada nos dias 20, 22 e 26 de novembro, em João Pessoa. O evento teve como objetivo promover a interação entre os alunos dos Cursos Técnicos em Hemoterapia, Enfermagem e Vigilância em Saúde, promovidos pelo órgão estatal, como forma de reforçar o aprendizado dos mesmos por intermédio de ações multidisciplinares envolvendo profissionais de vários setores e órgãos ligados à saúde do Estado.

Durante o evento, Rafaela Duarte falou da importância do processo de fiscalização dos serviços de hemoterapia e da necessidade da capacitação permanente e sistemática dos profissionais que atuam na área como instrumento de melhoria da qualidade dos serviços prestados à população paraibana.

“O processo de capacitação profissional não nasce do dia para a noite. Portanto, é preciso que haja o empenho pessoal de cada estudante e de cada profissional da área na busca permanente do saber. Afinal, todo conhecimento adquirido é válido e funciona, não somente como fator de qualificação intelectual, mas também como elemento transformador do ambiente de trabalho e da sociedade como um todo”, ressaltou.

Rafaela Duarte falou também da importância da garantia de um sangue de qualidade para a sociedade e disse que um dos meios para que isso se torne possível é a capacidade técnica dos profissionais ligados à área. “Daí a importância de cursos oferecidos pelo Cefor, dentre os quais os cursos de Hemoterapia, Enfermagem e Vigilância em Saúde reunidos neste evento”, enfatizou.

Ela aproveitou para ressaltar que o Governo do Estado, por intermédio da Agevisa/PB e do Hemocentro, vem trabalhando no sentido de garantir a qualidade dos hemocomponentes em toda a Paraíba. Uma das ações nesse sentido será realizada no dia 04 de dezembro. O I Encontro de Hemoterapia e Vigilância Sanitária da Paraíba terá por objetivo central ampliar os canais de comunicação entre a Vigilância Sanitária e os serviços de Hemoterapia, aí incluídos os hemocentros e hemonúcleos e as agências transfusionais.