João Pessoa
Feed de Notícias

Reportagem sobre Sertão paraibano é destaque no Estadão

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010 - 10:26 - Fotos: 

Os jornalistas Adriana Moreira e Paulo Vitor foram autores de mais uma reportagem veiculada no jornal o Estadão, de São Paulo, cujo título reflete bem as características do sertão paraibano, “Poesia em tons de dourado no Cariri” ( http://www.estadao.com.br/noticias/suplementos,poesia-em-tons-de-dourado-no-cariri,654140,0.htm) .

Os dois jornalistas estiveram na Paraíba a convite do Governo do Estado, através da PBTUR (Empresa Paraibana de Turismo), em uma parceria com a operadora Freeway, uma das mais importantes do mercado de São Paulo. A reportagem foi focada na cidade de Cabaceiras, onde os jornalistas relataram, em fotos e texto, a beleza da natureza numa área onde há uma ‘aparente desolação’, mas que “reserva cenários surpreendentes, com rochedos esculpidos pelo vento que guardam sinais de antigos moradores dessas terras”.

O texto também retrata de forma fiel aspectos históricos na Pedra do Ingá. “O monólito de 24 metros de extensão por 3 de altura guarda inscrições itaquatiaras, em baixo relevo, que se mantiveram intactas por mais de 5 mil anos. São desenhos de figuras humanas, animais, frutas. Retratos de um passado que os estudiosos ainda não conseguiram decifrar”, afirma o texto. Os jornalistas também citam em Cabaceiras como a cidade cinematográfica de Roliúde Nordestina, criada para chamar a atenção dos turistas.

Passam pelas praias urbanas de João Pessoa, com direito a parada no ponto mais oriental das Américas, na praia do Seixas, e as areias brancas, sem deixar de curtir o Centro Histórico da capital paraibana. A operadora Freeway comercializa pacotes para a Paraíba a partir de São Paulo. São pacotes de cinco noites a partir de R$ 2.236, incluindo as passagens aéreas. Já em João Pessoa, a reportagem recomenda a agência Mais Brasil, que oferece tours de um a três dias a partir de João Pessoa. Para a presidente da PBTUR, Rodrigo Freire, a reportagem veiculada no Estadão faz parte de um trabalho que foi iniciado pela empresa assim que a diretoria tomou posse. Na opinião dele, é fundamental para o turismo paraibano manter esse tipo de ação em mercados como o de São Paulo, que representa um dos principais emissores de turistas para o Nordeste.

Comemora Rodrigo Freire comemora os números do turismo da Paraíba, que apontam crescimento na movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, superior a 21% de janeiro a novembro desde ano em relação a todo ano de 2009, segundo a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), e uma média de na ocupação dos hotéis, que ficou entre 80% até outubro, a 100% nos finais de semana.

O presidente da PBTUR também destacou as ações durante este ano, que contribuíram decisivamente para o crescimento da movimentação de turistas no Estado, como a promoção de workshop nos principais shoppings das capitais nordestinas; os cursos de capacitação de profissionais de turismo junto às principais operadoras de turismo de São Paulo, através da empresa PROMO Inteligência Turística; a realização de visitas de familiarização de profissionais da imprensa; e o trabalho em parceria com o Ministério do Turismo. Embratur e Comissão de Turismo Integrada do Nordeste (CTI-NE), que possibilitou a divulgação do destino Paraíba nos grandes mercados da Europa.

Da Assessoria de Imprensa da PBTUR