Fale Conosco

10 de setembro de 2009

Reportagem destaca desde praias selvagens à riqueza do patrimônio histórico



A Paraíba é destaque na edição desta quinta-feira (10) do jornal O Globo, que define o Estado como “um destino único no Nordeste”. Assinada pelo jornalista Gustavo Alves e reproduzida na versão eletrônica do periódico, a reportagem mostra um leque de opções para quem desejar visitar e conhecer praias ainda selvagens, com ênfase para o Litoral Sul, e a riqueza do patrimônio histórico de João Pessoa.
 
Com relação ao Litoral Sul, a reportagem destaca a praia Barra do Gramame, afirmando ser uma recompensa para os motoristas que se dispõem a enfrentar a estrada que dá acesso ao local. Outra praia ressaltada é a de Tambaba, pelas suas belezas naturais e por ser um refúgio dos naturistas. Também ganham destaque as praias Bela e de Coqueirinho, essa última descrita como “uma praia protegida por falésias e vegetação abundante, onde há uma pequena baía em cuja entrada há ondas e surfistas aproveitando-as”.

O ponto mais oriental das Américas é outra atração turística enfocada pela reportagem, que também não deixou de fazer descrições sobre a praia do Jacaré que, na opinião do jornalista Gustavo Alves, exibe contradições que tornam a Paraíba um lugar diferente. “Uma praia que não é praia, batizada com nome de um animal para homenagear uma máquina, e ouvir um solo de saxofone de uma música composta para uma orquestra”, registra o texto.

A reportagem de O Globo ressalta ainda a riqueza do patrimônio histórico de João Pessoa, traçando um verdadeiro roteiro da cidade antiga, com ênfase para sua arquitetura a partir da Praça Dom Adauto, passando pelo Centro Cultural São Francisco, pela “bela vista do rio Sanhauá”, a Praça Antenor Navarro e chegando ao Hotel Globo.

Ao final da reportagem, intitulada ‘Paraíba, onde o sol nasce primeiro nas Américas, antecipa o verão no Brasil’, dicas sobre hospedagem, passeios e restaurantes em João Pessoa e nos arredores.

Cleane Costa, da Secom-PB