João Pessoa
Feed de Notícias

Relatório da Agevisa atesta qualidade de 28 marcas vendidas em supermercados

terça-feira, 22 de dezembro de 2009 - 17:33 - Fotos: 

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), numa ação de sua Diretoria de Medicamentos e Alimentos, apresentou esta semana um relatório do monitoramento anual de 28 marcas de leite bovino (UHT, pó e pasteurizado) comercializadas em supermercados da Paraíba. De acordo com o levantamento, o produto não apresenta riscos à saúde dos consumidores que poderiam estar sendo afetados por resíduos de medicamentos veterinários.

Segundo informou o gerente técnico da Agência, Flávio Pinto, a atividade de coleta e avaliação das amostras é parte do Programa de Análise de Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos de Origem Animal (Pamvet), que prevê o controle de qualidade do leite durante o período estabelecido pelo programa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Conforme os laudos apresentados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), os resultados das análises do leite foram satisfatórios. “Várias amostras do produto foram analisadas no sentido de verificar se havia a presença de resíduos de antibióticos como benzilpeniclina, amoxilina, ampicilina, cloxacilina, dicloxacilina, cefapirina, ceftiofur e as tetraciciclinas”, frisou.

Para o diretor geral da Agevisa, José Alves Cândido, a ação da Agência no monitoramento do leite proporciona mais segurança à saúde da população que consome esse alimento. “A Agevisa está sempre alerta para evitar prejuízos ao consumidor, exposto à presença de resíduos de medicamentos (antibióticos), tendo em vista que o excesso pode causar sérios riscos à saúde como resistência bacteriana, alergias, intoxicação e problemas estomacais”, explicou.

Da Assessoria de Imprensa da Agevisa