João Pessoa
Feed de Notícias

Reitora participa de lançamento de Edital do MCT, em Brasília

quarta-feira, 25 de novembro de 2009 - 20:48 - Fotos: 

A reitora da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Marlene Alves, viaja nesta quinta-feira (26) para Curitiba (PR), onde participa da cerimônia de lançamento do Edital do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), que contempla as universidades estaduais e municipais do sistema Abruem (Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais). O Edital destinará recursos federais a essas instituições de ensino superior, através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do MCT.

A solenidade acontecerá na sexta-feira (27), no Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), às 10h. Estarão presentes ao evento, o ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende; o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo Silva, e o presidente da Abruem, professor João Carlos Gomes. Convidados e representantes das 48 universidades filiadas à Associação também comparecerão ao lançamento do Edital.

De acordo com Marlene Alves, por meio do Edital serão selecionadas propostas para apoio financeiro à execução de projetos ligados à consolidação de infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica, em universidades estaduais e municipais. Para a reitora, o lançamento representa uma importante conquista para a Abruem e as instituições que a compõem, além de toda a comunidade que se beneficiará através da proposta. “Pela primeira vez na história, teremos um edital específico para essas universidades, o que representa mais recursos e desenvolvimento”, explicou.

As negociações da Abruem com o Governo Federal tiveram início num encontro com o ministro Sérgio Rezende no dia 18 de novembro de 2008, em Brasília (DF). Na ocasião, João Carlos Gomes solicitou apoio ao ministro na alocação de recurso financeiro do MCT para as IES estaduais e municipais, com o objetivo de investir na pós-graduação e linhas de pesquisas.

 

Da Assessoria de Imprensa da UEPB