João Pessoa
Feed de Notícias

Reitora lembra competência e seriedade do professor e gestor à frente da instituição

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010 - 19:32 - Fotos: 
“A UEPB perde uma personalidade querida, que se destacou pela competência e seriedade com que desenvolveu atividades acadêmicas e administrativas na instituição. Neste momento adverso, manifestamos profundas condolências aos familiares e amigos de Antônio Vital do Rego”. Com estas palavras, a reitora Marlene Alves Luna expressou o sentimento da comunidade universitária, por conta do falecimento do ex-reitor da instituição Antônio Vital do Rego.

O jurista e ex-reitor da então Universidade Regional do Nordeste (Urne), atual UEPB, além de ex-deputado federal, morreu nesta terça-feira (2), aos 74 anos, no Hospital Santa Joana, em Recife (PE). Ele dirigiu a instituição de ensino superior no período de 20/03/1981 a 12/02/1982.

Já o professor aposentado da UEPB, Luis Gonzaga Melo, que detinha uma relação amigável com o jurista, afirmou que Vital se destacou especialmente pela contribuição que deu a Campina Grande. “Foi um grande benfeitor para toda a cidade e um jurista excelente, para além de suas qualidades como professor e reitor”, apontou. Nesta terça-feira, por determinação da Reitoria, não haverá aulas no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UEPB, em homenagem a Vital do Rego.

Breve currículo – Ele era advogado e professor na Paraíba. Foi deputado estadual entre 1959 e 1963 pelo PSD e cumpriu três mandatos como deputado federal, de 1963 a 1967 e de 1967 a 1969 pela UDN, e de 1991 a 1995 pelo PDT. Vital do Rego era pai do deputado Vital do Rego Filho e do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, ambos do PMDB-PB.

Em 2007, Vital do Rego foi escolhido e agraciado com a ‘Medalha Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Melo’, maior homenagem prestada pela Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) na Paraíba, onde era conselheiro vitalício. A comenda é concedido a cada três anos ao advogado militante em função especificamente ligada ao Direito, que tenha se distinguido por serviços prestados à causa da Justiça, a sua classe ou aos direitos humanos.

O velório do ex-deputado acontece até esta quarta-feira na subsede da OAB em Campina Grande, localizada na Avenida Vigário Calixto, no Bairro do Catolé. O enterro está previsto para esta as 16h, no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, no bairro de Monte Santo.

Da Assessoria de Imprensa da UEPB