João Pessoa
Feed de Notícias

Regras de validação do QR Code garantem mais autenticidade da Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017 - 16:57 - Fotos: 

Os consumidores paraibanos ganharam mais um fator de segurança no ato de suas compras com a universalização da Nota Fiscal Eletrônica ao Consumidor (NFC-e) nas lojas do varejo. Com as novas regras de validação do QR Code, iniciadas desde o dia 1º de fevereiro no Estado, o código impresso no Documento Auxiliar da Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (Danfe NFC-e) garante a autoria e a integridade do documento eletrônico, gerando mais confiança tanto para o consumidor como para o Fisco.

O consumidor poderá exercer o poder fiscalizador verificando se a NFC-e tem validade e se realmente está sendo transmitida à Secretaria de Estado da Receita (SER-PB). Para fazer a leitura do código do QR Code, o consumidor vai precisar de um celular Android ou IOS e um aplicativo para leitura facilmente encontrado no Google Play ou no APP Store. Após ter o aplicativo instalado em seu smartphone, basta apontar a câmera do seu aparelho para o QR Code impresso para ser decodificado. Após a leitura do código, a NFC-e será aberta instantaneamente na tela do seu smartphone.

O chefe do Núcleo de Análise e Planejamento de Documentos Fiscais da Receita Estadual, Fábio Melo, alertou apenas para algumas notas de NFC-e que estiver com a informação impressa “Em contingência”. “Neste caso, o consumidor deverá esperar 24 horas para a validação do código de QR Code impresso na NFC. O QR Code serve como uma espécie de selo de garantia de autenticidade”, explica.