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21 de novembro de 2016

Registro de acidentes por hospitais reforça ações para segurança no trânsito



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) criou um formulário que será utilizado por todos os hospitais públicos e privados da Paraíba para registro de informações referentes aos acidentes de trânsito. A ferramenta vai servir para nortear ações do projeto “Vida no Trânsito” cujo objetivo é colaborar com os gestores no fortalecimento de políticas de prevenção de lesões e mortes no trânsito.

Segundo a coordenadora do projeto e chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, Gerlane Carvalho, o “Vida no Trânsito” ocorre por meio de parceria com os órgãos que compõem o Comitê Operativo para Vigilância e Monitoramento dos Acidentes de Trânsito.

“Este formulário será de extrema importância porque hoje não há uma integração de números, já que cada órgão tem uma forma diferente de fazer o seu registro. Agora, esperamos que os hospitais colaborem e que, a partir daí,a Secretaria de Saúde possa ter dados precisos de acidentes de trânsito, o que vai facilitar o planejamento das ações de educação para o trânsito e de fiscalização”, observou.

No registro, serão preenchidos dados como data, hora e local do acidente; nome e idade da vítima; tipo de lesão; se houve vítima fatal; tipo de acidente; quais os veículos envolvidos; se o paciente envolvido era pedestre, condutor ou passageiro; se o acidente aconteceu em um feriado; se houve ingestão de álcool, entre outros.

O formulário foi publicado no Diário Oficial, no dia 26 de outubro de 2016 e aprovado, no último dia 7 de novembro, pela Comissão Intergestora Bipartite, que tem a representatividade de todos os 223 municípios do Estado.