João Pessoa
Feed de Notícias

Regimento de Cavalaria da PM comemora 15 anos

quinta-feira, 30 de agosto de 2012 - 09:23 - Fotos: 

Uma solenidade com entrega de medalhas na manhã desta quinta-feira (30) marca a comemoração dos 15 anos de fundação do Regimento de Polícia Montada “Coronel Calixto” – nome oficial da cavalaria da Polícia Militar da Paraíba. A solenidade ocorre no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, no Cristo Redentor, em João Pessoa, onde serão entregues medalhas a várias autoridades militares do Estado.

Serão celebrados também os quatro anos de criação do projeto social que oferece equoterapia no atendimento a pessoas com problemas neurológicos, depressão e crianças autistas. A terapia auxilia na recuperação desses pacientes.

Para o comandante da Cavalaria, tenente coronel Anchieta Leite, o momento é de comemorar a expansão do atendimento à população. “Na atual gestão da Segurança Pública e Polícia Militar a Cavalaria passou a contribuir mais no policiamento ordinário, principalmente nos setores do Cristo e Rangel, realizando o policiamento montado e em viaturas e assim conseguindo diminuir significativamente os índices criminais dessas comunidades”, disse.

“Estamos adotando a filosofia de policia comunitária, interagindo com a população, conhecendo e propondo formas de resolver seus principais problemas”, explicou. O tenente-coronel Anchieta revelou que a Polícia Militar vem tendo grande aprovação após a instalação da UPS na comunidade Bela Vista.

História – A Cavalaria foi criada já no início da Polícia Militar, em 1832, quando o primeiro efetivo contava com 15 homens a cavalo. O primeiro comandante desse destacamento foi o 2º tenente Sebastião Calixto de Araújo, que hoje leva o nome do regimento por ter sido um dos militares que sempre lutaram para que existisse o esquadrão de cavalaria, hoje regimento.

Policiamento a cavalo – O policiamento montado é feito por uma tropa especializada para atuar em eventos com grande número de pessoas, como praças desportivas e eventos de massa, além de rebeliões em presídios. A Cavalaria da PMPB possui 87 cavalos e um efetivo de 188 policiais.

Equoterapia – É um projeto desenvolvido na própria unidade da Cavalaria da PMPB, onde o cavalo é usado na abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com paralisia cerebral, hiperatividade, autistas, atrasados no desenvolvimento neuropsicomotor, com síndromes neurológicas, com déficit de atenção e equilíbrio, dificuldades de aprendizagem ou linguagem, timidez, estresse e outras patologias.

Atualmente, o Centro de Equoterapia atende 35 pacientes com faixa etária superior a três anos de idade, de segunda a sexta-feira, gratuitamente. A assistência também está voltada para policiais militares que tenham sofrido alguma sequela em virtude de ocorrências policiais ou outros agravos da saúde, bem como para familiares que apresentem alguma patologia.

UPS da Cavalaria – A área coberta pelo policiamento da Cavalaria ganhou, no mês de junho, uma unidade de Polícia Solidária. A UPS da ‘Bela Vista’ atende cerca de 45 mil pessoas de bairros e comunidades da região (Cristo, Rangel, Bela vista, Boa Esperança, Novo horizonte, Bom Samaritano, Riacho doce e Comunidade São Geraldo).

A unidade conta com uma viatura, quatro homens a cavalo e quatro fixos na UPS. A ‘Linha Solidária’ permite que moradores entrem em contato diretamente com os policiais pelo número 8797-2717.