João Pessoa
Feed de Notícias

Região de Princesa elege ações nas áreas de saúde, educação e água

sábado, 11 de junho de 2011 - 08:18 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

As ações nas áreas de saúde pública, educação e abastecimento d’água foram as demandas priorizadas pela população da 11ª Região do Orçamento Democrático Estadual. A penúltima plenária da primeira etapa do OD foi realizada na noite desta sexta-feira (10), no ginásio da Escola Estadual de Educação Básica Nossa Senhora do Bom Conselho, no município de Princesa Isabel.

A audiência pública contou com 701 inscritos que apresentaram 532 apontamentos no quesito saúde e 403 no tema educação. O terceiro destaque ficou para o setor de abastecimento d’água, com 227 demandas.

Esta foi a 13ª audiência do Orçamento presidida pelo governador Ricardo Coutinho, que esteve acompanhado de secretários de Estado e de parlamentares, além de caravanas populares representando os municípios polarizados por Princesa Isabel.

Segundo o governador Ricardo Coutinho, o OD Estadual não é uma simples expressão governamental, mas uma forma democrática de dar ao povo o poder da decisão sobre que caminhos o Estado deve seguir. “Nós queremos deixar o poder na mão do povo. Um governo democrático é feito pelo povo e para o povo. O Orçamento Democrático serve como ferramenta de empoderamento. É dessa forma que juntos vamos construir uma nova Paraíba”, frisou.

O governador ressaltar a importância histórica do evento: “Um governante jamais trouxe toda sua equipe para as regiões do Estado, para acompanhar, junto com o povo, seus desejos e suas reivindicações. Mas queremos muito mais. Queremos que os paraibanos tenham, através deste diálogo contínuo, mais condições de fiscalizar e dividir com o Governo os passos, avanços e impossibilidades que a Paraíba tem”, afirmou.

O prefeito do município de Princesa Isabel, Tiago Lacerda, disse durante a plenária do OD que é muito importante democratizar o governo. “Que bom ver a sociedade da região tendo a oportunidade de dizer o que quer e requisitando o que é importante para seu município. Fica o agradecimento da população de toda a Serra do Teixeira pela sua presença e demonstração de querer fazer dessa região de novo parte da Paraíba”, ressaltou Tiago.

O secretário de Saúde de Princesa Isabel, Ricardo Pereira, disse que a cidade tem vários problemas e elencou alguns: o sistema de abastecimento tem mais de 30 anos e isso afeta a qualidade da água. Ele também solicitou a construção de caixas d’águas para várias comunidades.

Já o prefeito da cidade de Imaculada, José Ribamar, destacou a ampliação do setor de saúde em parceria entre o Governo do Estado e o Município. Ele pleiteou a reforma e ampliação do sistema de abastecimento d’água que encontra-se ultrapassado desde os anos 80. Também pediu a construção de uma estrada que ligue Imaculada ao distrito de Palmeira, e melhorias no setor de segurança pública.

Os estudantes do município de Princesa Isabel solicitaram a implantação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Eles e seus colegas de cidades vizinhas têm que estudar em Patos, que fica a cerca de 40 km da sede do município, ou em Serra Talhada (PE) que fica distante 185 km, uma vez que inexistem escolas de nível superior na região. A cidade de Tavares também pede ao governo a extensão do campus da UEPB.

A população do município de São José de Princesa pede a ação do Orçamento Democrático para a construção de adutora que leve água da cidade de Manaíra para São José. A comunidade Alto dos Bezerras, zona rural da cidade de São José de Princesa, reivindica a implantação do sistema de abastecimento d’água, bem como melhorias no setor de educação.

Itaporanga – Neste sábado (11), às 16 horas, a 14ª e última assembleia do Orçamento Democrático Estadual será no município de Itaporanga (7ª Região), no auditório da Escola Estadual Adalgisa Teodoro da Fonseca, na Rua João Firmino Gomes, s/n – Centro. Itaporanga polariza a região do Vale do Piancó.

As cidades que compõem a 7ª Região Geoadministrativa são Aguiar, Boa Ventura, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.

Calendário (2ª fase) – Na segunda etapa do Orçamento Democrático Estadual, que começa no início de agosto, serão realizadas as assembleias locais. Nesta fase a população se reunirá em suas respectivas cidades para eleger um grupo de conselheiros locais que representarão cada município e terão a função de fiscalizar e acompanhar as demandas de sua região, apontadas na atual etapa de audiências regionais.