João Pessoa
Feed de Notícias

Região de Picuí prioriza investimentos em educação no ciclo do ODE 2013

terça-feira, 23 de abril de 2013 - 12:25 - Fotos: 

A população da 4ª região geoadministrativa elegeu, na audiência regional do Orçamento Democrático Estadual, realizada na cidade Picuí, investimentos em educação, abastecimento de água e saúde, como prioridades para 2014. A audiência pública foi realizada na noite do sábado (20), no ginásio municipal Felipe Thiago Gomes, em Picuí.

Com a presença do governador Ricardo Coutinho, parlamentares e gestores municipais, a audiência contou com a participação de mais de 1.500 pessoas e registrou cerca de 3 mil interações, através da internet.

A subsecretária do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida abriu o evento com um panorama da participação popular, nas últimas audiências realizadas. “O Orçamento Democrático reuniu mais de cinco mil pessoas, nas três primeiras audiências realizadas nas cidades de João Pessoa, Mamanguape e Itabaiana. A equipe de Governo está presente para ouvir o que a população tem a reivindicar para seus respectivos municípios”, afirmou.

A Audiência Regional reuniu as populações de 12 municípios, que integram a região: Baraúna, Barra de Santa Rosa, Cubati, Cuité, Frei Martinho, Nova Floresta, Nova Palmeira, Pedra Lavrada, Picuí, São Vicente do Seridó, Sossego e Damião.

As próximas audiências acontecem na sexta-feira (26), em Esperança, no ginásio municipal poliesportivo “O Vovozão”, localizado no Centro da cidade, e no sábado (27), em Bananeiras, no ginásio municipal da cidade.

Todas as audiências estão sendo transmitidas ao vivo, pela internet, no endereço www.paraiba.pb.gov.br/aovivo e as ações, prioridades de investimentos, obras, calendários das audiências estão disponíveis no site institucional do Orçamento Democrático, no link www.paraiba.pb.gov.br/odestadual.

Prioridades – Entre as prioridades eleitas pela população na audiência de Picuí, em primeiro lugar foi apontada a educação, com 288 sinalizações, seguido de estradas e rodagens, com 270 e saúde, na sequência, com 227 solicitações.

Participação – O ponto alto da Audiência Regional é a fala dos moradores que têm a oportunidade de dizer como gostariam que fossem realizados os investimentos em seus municípios. Para Adriano Farias, que é conselheiro voluntário da região de Picuí, a demanda mais reivindicada pela população local é a instalação de uma unidade do Campus da Universidade Estadual da Paraíba. “A UEPB é uma porta para o mundo. Com um campus em nossa cidade, grande parte dessa população será beneficiada. É um sonho de investimento”, disse.

Para outro morador de Picuí, Tony Henriques, outra reivindicação é a pavimentação de estradas. “Pedimos ao governador que restaure a PB-151. São apenas 14 km que vão beneficiar o escoamento da produção local da nossa região, principalmente a que vem de Carnaúba dos Dantas”, comentou. 

Serviços – As audiências Regionais do Orçamento Democrático também levam à população informações e serviços educativos de saúde. São distribuídos preservativos masculinos e femininos, e materiais informativos sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST/AIDS Hepatite B). No local também há aferição de pressão arterial e distribuição de informativos sobre a dengue.