João Pessoa
Feed de Notícias

Orçamento Democrático: Região de Campina elege área de saúde como principal demanda

sábado, 21 de maio de 2011 - 11:15 - Fotos:  Secom-PB

A população da 3ª Região Geoadministrativa do Orçamento Democrático Estadual, polarizada pelo município de Campina Grande, priorizou as ações na área de saúde pública como principal demanda (634 apontamentos). Em segundo lugar ficou a educação com 632, seguido por segurança com 359 e estradas e rodagens com 284 votos. Realizada na noite desta sexta-feira (20), esta foi a 7ª audiência do Orçamento presidida pelo governador Ricardo Coutinho, que nesta etapa contou a participação do senador eleito Cássio Cunha Lima.

Segundo o governador, a Saúde do Estado merece medidas imediatas, a começar pela organização do sistema, promovendo o diálogo entre hospitais, sejam estaduais ou municipais. Ricardo frisou que é preciso analisar as necessidades de cada região, para que os investimentos não sejam aleatórios. “Vamos investir nas redes hospitalares de pequeno porte para desafogar o Hospital regional de Trauma de Campina Grande. A Secretaria de Saúde do Estado vai fazer os contratos a partir de metas estabelecidas. Temos que investir naquilo que é melhor para população. Esta é a função do Orçamento Democrático”, ressaltou Ricardo.

No quesito Educação, o governador anunciou algumas metas, como a recuperação da rede física escolar em todo Estado e a melhoria na oferta de ensino profissionalizante. Em relação ao ensino médio, o Governo deve iniciar a instalação de cursos pré-vestibulares em toda Paraíba a partir de julho, promovendo aulas em todas as regiões orçamentárias do Estado, através da contratação de professores, monitores e distribuição do material gratuito. “Queremos atingir uma meta de 30 mil pessoas fazendo parte desses cursinhos. Vamos investir no ensino profissionalizante e incluir cidadãos através da acessibilidade”, reiterou.

Participação – O evento, que começou às 19h30, registrou 1.085 pessoas que lotaram o ginásio de esportes da Escola Estadual Dr. Elpídio de Almeida (Estadual da Prata), na Rua Duque de Caxias, Bairro da Prata, e encaminharam as demandas de suas regiões que foram registradas pelo governador e secretários.

Estiveram presentes à plenária vários prefeitos. O prefeito do município de Gado Bravo, Paulo Alves Monteiro, solicitou o asfaltamento da estrada (3 km) e mais atenção para os setores de saúde e segurança pública. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Barra de Santana, Paulo Menezes, solicitou projeto de agricultura para o Estado e, principalmente, para sua cidade, além de uma revisão no decreto emergencial de Barra e mais investimentos para os municípios que integram a região do Agreste paraibano.

O professor José Marciano, da Universidade Federal de Campina Grande, usou da palavra para pedir aos prefeitos que utilizem esse instrumento de democracia – o Orçamento Democrático – que dá empoderamento à população para reivindicar seus próprios projetos. Em seguida solicitou para o município de Queimadas mais investimentos no setor rural, reforma na escola estadual e a implantação de uma escola técnica estadual.

Estudantes de Juazeirinho e integrantes do Movimento Jovem de Taperoá solicitaram a instalação de um campus da Universidade Estadual da Paraíba, que também beneficiaria as cidades de Tenório, Assunção, Cubati, Junco, São Vicente, Pedra Lavrada, Santo André, Gurjão e Soledade.

A delegação da cidade de Umbuzeiro, representada pelo padre Lúcio Flávio, pleiteou atenção com relação à saúde pública, saneamento básico e educação, além da reabertura da creche e implantação de tempo integral para a escola estadual.

Já os representantes de Tenório pedem o acesso da estrada e saneamento básico. A caravana de Caturité reivindica uma estação de tratamento d’água, uma vez que a cidade fica a 6 km do açude Epitácio Pessoa (Boqueirão). Eles também solicitam mais segurança para a população.

Calendário – Neste sábado (21), a partir das 16 horas, a plenária do Orçamento Democrático Estadual acontece na cidade de Esperança (3ª Região), no ginásio poliesportivo o Vovozão, na Rua Padre José Coutinho, s/n – Centro.

As cidades da 3ª Região integradas por Esperança são as seguintes: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Algodão de Jandaíra, Arara, Areia, Areial, Lagoa Seca, Massaranduba, Matinhas, Montadas, Pocinhos, Puxinanã, Remígio, São Sebastião de Lagoa de Roça e Esperança.

No próximo final de semana, o governador Ricardo Coutinho estará nas cidades de Cuité (27) e Guarabira (28) acompanhado de secretários de Estado, parlamentares e de caravanas populares. Esses municípios integram a 4ª e a 2ª Região Geoadministrativa do Orçamento Democrático Estadual, respectivamente.