João Pessoa
Feed de Notícias

Reforma na Vila Olímpica dobra oferta de vagas para atividades esportivas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015 - 17:53 - Fotos: 

As obras de reforma e ampliação realizadas pelo Governo do Estado na Vila Olímpica, em João Pessoa, vão possibilitar dobrar a oferta de vagas para as atividades esportivas disponibilizadas para a comunidade em geral. A estimativa é que neste ano sejam realizadas 8 mil matrículas. Os serviços estão em fase de conclusão e somam investimentos da ordem de R$ 31 milhões.

De acordo com dados obtidos no final de 2012, antes de ser efetuada a reforma, o atendimento anual em matrículas somava quatro mil. Após a conclusão das obras, o atendimento anual para a comunidade abrangerá uma faixa etária que vai dos três anos de idade até a terceira idade, com oferta de mais de oito mil matrículas.

A diretora da Superintendência do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), Simone Guimarães, informou que as obras abrangem uma área de 65,1 m² e que a capacidade de público, somados todos os setores do complexo esportivo, é de aproximadamente cinco mil espectadores.

Somente o parque aquático receberá um público estimado em mais de 1,6 mil pessoas. “O parque aquático passa a ser o mais completo da América do Sul. Além de atender a um público de mais de 1.600 pessoas, fornecerá aulas em diversas modalidades esportivas, como natação, pólo-aquático, saltos ornamentais e nado sincronizado”, acrescentou.

Estrutura - O complexo esportivo conta com três ginásios, os quais contemplarão as mais diversas atividades, a exemplo de handebol, futebol de salão, basquete, ginástica olímpica e rítmica, judô e taekwondo. A capacidade de público nestes equipamentos varia de acordo com os eventos a serem realizados.

O ginásio 1 foi reformado e aplicado piso sintético com capacidade de público para 712 espectadores. Já o ginásio 2 atenderá à prática de ginástica olímpica, judô, taekwondo e dança, com capacidade para 260 espectadores; e um ginásio aberto para prática dos mais diversos esportes, com capacidade para 243 expectadores.

A Vila Olímpica Parahyba também comporta atividades de fisioterapia, hidromassagem, musculação e ginástica para pessoas da terceira idade, dança terapia, ginástica de academia, yoga, taekwondo, tênis de mesa, atendendo cerca de mais de cem pessoas.

Conta ainda com uma pista de atletismo de 400 metros, em piso sintético, recomendado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), servindo também para a prática de outras modalidades, como salto em altura, salto de vara, salto triplo, arremesso de disco, entre outros.

O setor também é composto por uma arquibancada com capacidade para 1.611 espectadores, além de possuir vagas para portadores de necessidades especiais, vestiários, alojamento para atletas, sala de reunião, auditório, gabinete médico, cabine de imprensa e refeitório. O gramado obedece ao padrão exigido pela FIFA. Há ainda pista de cooper, com 850 metros com iluminação noturna.

“Nesta reforma, foi contemplado um auditório com capacidade para 110 pessoas, além de três salas para imprensa, dando maior comodidade às transmissões desportivas”, adiantou Simone Guimarães.

Opções para o público - A Vila Olímpica, em pleno funcionamento, oferecerá ao público natação, natação infantil (inclusive bebês), natação master, hidroginástica, polo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais, handebol, handebol master, atletismo, atletismo master, futebol, futebol master, handebol de areia, voleibol de areia, futebol de areia, karatê, taekwondo, judô, tênis de mesa, dança terapia, ginástica de academia, além de fornecer projetos para a terceira idade, a caminhada “Viva Vila”, entre outras modalidades.