João Pessoa
Feed de Notícias

Reforma da Biblioteca do Espaço Cultural se encontra em fase final

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010 - 15:57 - Fotos: 

São 2.000 metros quadrados de área destinada ao estudo e à pesquisa bibliográfica. Nesse amplo espaço, estão instaladas 22 mesas fixas para os visitantes, mais 36 cabines individuais e de grupos de estudo. Esta é a estrutura da Biblioteca Juarez da Gama Batista, instalada no subsolo da Fundação Espaço Cultural José Lins do Rego (Funesc), e que está em fase final de reforma, devendo voltar a funcionar plenamente a partir de abril deste ano.

O presidente da Fundação Espaço Cultural, Maurício Burity, informou que os trabalhos estão em fase conclusiva, devendo a Secretaria de Estado da Educação e Cultura (SEEC) realizar licitação para a compra de 52 cadeiras, em março próximo, quando também será organizado o acervo de 97 mil livros que estão encaixotados.

Ele explicou que houve mudança o piso, melhoria das instalações elétricas e colocação de novo sistema de ar condicionado. “A biblioteca está totalmente renovada, com novo layout”, afirmou, acrescentando que os serviços de engenharia foram realizados pela Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento da Paraíba (Suplan), tendo sido aplicados cerca de R$ 800 mil.

Fechada há alguns anos, a biblioteca tem atualmente 18 funcionários para atendimento ao púbico. Quando for reaberta, funcionará das 8h às 18h, diariamente. Antes de fechar, o local tinha uma frequência média de 350 pessoas por dia, entre alunos da rede pública estadual, pessoas interessadas em estudar para concursos públicos e estudantes universitários.

Na biblioteca será mantida uma sala totalmente voltada para os autores paraibanos. Foram instaladas duas bancadas para que as pessoas usem equipamentos de informática. E, ainda, haverá um acervo em Braille para atender aos deficientes visuais. “Essa é uma das maiores bibliotecas do Nordeste. Tem capacidade para 250 mil livros”, declara Maurício Burity, para enfatizar a importância desse equipamento de uso público, que compõe a estrutura da Funesc.

Naná Garcez, com fotos de Walter Rafael, da Secom-PB