João Pessoa
Feed de Notícias

Reestruturação do Estado foi tema principal no jantar de confraternização

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009 - 14:47 - Fotos: 
O governador José Maranhão, acompanhado da primeira-dama, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, recebeu os representantes do Executivo e do Legislativo para um jantar de confraternização. O evento aconteceu na noite desta terça-feira (22), na Granja Santana, em João Pessoa. Na ocasião, o governador falou do Projeto de Reestruturação da Paraíba que vem sendo desenvolvido em todo o Estado.

Maranhão fez um balanço das ações que foram realizadas desde que assumiu o Governo do Estado, em fevereiro deste ano. Também destacou projetos que serão realizados em 2010, entre eles a abertura da licitação para iniciar obras no Porto de Cabedelo. “Estamos trabalhando num grande projeto de desenvolvimento da Paraíba buscando a inserção do Estado num contexto de um Nordeste desenvolvido.

O Estado voltou a apresentar um quadro de realizações em quase todos os municípios, com destaque nas áreas de educação, saúde, abastecimento d’água, esgotamento sanitário e habitação”, comentou.

“No programa de governo podemos destacar obras, como o Porto Regional de Águas Profundas, um projeto estruturante que vai elevar o Estado na economia regional e nacional; o Pólo Turístico Cabo Branco, com  obras sendo executadas e propostas de rede hoteleiras internacionais interessadas em construir no local.

A Transposição Litorânea, projeto com  extensão de 120 quilômetros levando águas de Acauã até o açude de Araçagi, atendendo 500 mil pessoas e, ao mesmo tempo, incorporando um pólo de irrigação de 20 mil hectares, que vai permitir um faturamento de mais de um bilhão de reais (p/ano) e gerar mais de 100 mil empregos diretos e indiretos. Esses são alguns pontos do Projeto de Reestruturação da Paraíba que estamos desenvolvendo dentro de um horizonte de 16 anos”, concluiu o governador.        

Saúde - Para Maranhão, outra conquista importante foi a melhoria no atendimento de saúde e na qualidade do ensino, através da aplicação dos  recursos, como determina a Constituição Federal. “Investimos mais de 12% na área da saúde e estamos conseguindo organizar toda a rede de hospitais. Já na área de educação ultrapassamos os 25% em investimentos, como determina a Constituição, melhorando o ensino”, afirmou o governador.

Ele falou das previsões para o ano de 2010 com a aprovação dos dois projetos no Senado Federal para construção de estradas e Projeto Combate à Pobreza Rural. “Conseguimos aprovação no Senado de dois projetos para o Estado, o de restauração e construção de novas estradas asfaltadas, um financiamento da Corporação Andina de Fomento e o Projeto Cooperar”, finalizou.

Conquista – Durante o evento, a aluna Ana Rita Ribeiro Araújo, da 3ª série, da Escola Estadual Sesquicentenário, que conquistou o 1º lugar no concurso de redação nacional da Academia Brasileira de Letras, foi chamada ao palco para receber os parabéns do governador José Maranhão e da primeira-dama, desembargadora Fátima Bezerra.

O governador presenteou a estudante com um computador e durante a homenagem pela sua importante conquista ressaltou os esforços dos estudantes das escolas públicas e do trabalho dos professores da rede estadual. “Foi gratificante receber esse computador e a homenagem do governador. Agradeço meu prêmio aos meus pais e a professora Bernadete Palhano”, comentou a estudante.

Gledjane Maciel, da Secom, com fotos de Mano de Carvalho