Fale Conosco

11 de dezembro de 2014

Reeducandos recebem certificados de curso de capacitação  



A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), por intermédio da Gerência de Ressocialização, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Jornal A União e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), entregou, na manhã desta quinta-feira (11), 39 certificados do curso de capacitação para o desenvolvimento de competências em proatividade, relações interpessoais e educação para a cidadania, destinado aos reeducandos e reeducandas que cumprem pena no regime aberto, semiaberto e livramento condicional, e trabalham em convênios filiados à Seap.

O secretário da Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, disse que esses 39 reeducandos que concluíram esta capacitação são mais um exemplo de fortalecimento da política de ressocialização da Seap. “Quero agradecer a todos os que se esforçaram para concluir este curso e também aos parceiros que ajudaram a melhorar a vida destes reeducandos. Sabemos que a vida de vocês não é nada fácil, pois todos os dias enfrentam vários obstáculos para mostrar à sociedade que merecem uma nova chance”, afirmou, lembrando a evolução da ressocialização na Paraíba, desde 2011. “Nós enfrentamos vários obstáculos para trazer cursos e criar programas de apoio aos reeducandos”, disse, agradecendo e parabenizando os concluintes.

A orientadora do projeto na UFPB, a professora doutora Carmem Amorim Gaudêncio, agradeceu a oportunidade e disse ser uma honra participar do segundo ano deste projeto. “Acreditamos em cada uma dessas pessoas que participaram e que querem se recuperar. Também quero agradecer à minha equipe em especial, além dos reeducandos que se empenharam”, afirmou.

“Para nós da Gerência de Ressocialização do Sistema Penitenciário da Paraíba é uma satisfação participarmos deste processo. Nós enxergamos que muitos reeducandos não se adaptavam a outros tipos de convênios e parcerias, já neste projeto da UFPB deu tudo certo. Um projeto de extensão, que se torna a partir de agora um programa da Universidade. Vamos avançar ainda mais na ressocialização o ano que vem”, comentou Ziza Maia, gerente de Ressocialização.

Agradecimento – Valdir dos Santos, que trabalha na Cagepa, disse ser “uma oportunidade muito bem vinda” e agradeceu a todos por ser reconhecido como um cidadão. “Esse certificado vai ajudar bastante neste caso, obrigado a todos”, comemorou.

Walberto do Nascimento, que presta serviço no jornal A União também agradeceu a oportunidade e comentou: “A vontade de mudar tem que partir de cada um de nós, mas, se a sociedade não der uma oportunidade, não temos como evoluir. Saímos daqui de cabeça erguida”.

“É a segunda vez que participo deste curso, gostei muito de mais esta oportunidade e quero agradecer a todos os que trabalham na Secretaria da Administração Penitenciária”, afirmou Sueli Lopes, que trabalha na Seap.

“Quero agradecer pela oportunidade de um recomeço de vida. Este curso veio fortalecer a cada um de nós, dando a oportunidade de ter novos conhecimentos que nem sabíamos que existiam e pela força dada para seguirmos adiante”, disse Karla de Oliveira, que presta serviços na Sudema.