Fale Conosco

22 de outubro de 2013

Reeducandos participam do curso de Serigrafia no Serrotão



Dezesseis reeducandos da Penitenciária Regional de Campina Grande (Serrotão) participam do curso de Serigrafia disponibilizado pelo Programa Nacional de Acesso aoseap presidio do serrotao curso de serigrafia 2 270x202 - Reeducandos participam do curso de Serigrafia no Serrotão Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A capacitação, iniciada nessa segunda-feira (21), é promovida por meio da parceria entre a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O curso tem 180 horas de duração e acontece no Campus Universitário Avançado Dom José Maria Pires, localizado no Complexo do Serrotão.

Estiveram presentes na aula inaugural, a gerente de Ressocialização da Seap, Ziza Maia; o coordenador do programa Cidadania é Liberdade, Marconi Amorim; o subgerente de Programas e projetos da Seap, Arivladmir Cardoso; o diretor da unidade prisional, Manoel Osório; o interlocutor do Pronatec do Senai, professor Cláudio Cícero; o professor do curso de serigrafia, Genival Alves; o supervisor de oficinas do Senai, Reginaldo Fernandes e a integrante da Gerencia de Ressocialização de Campina Grande, Stella Belarmino.

O secretário Wallber Virgolino destacou a importância do curso. “Este é mais um exemplo de parceria que vem dando certo, estamos trabalhando para ampliar e dar condições para que um maior número de unidades prisionais possam receber estes cursos, tão importantes no processo de ressocialização através da capacitação profissional”.

Na ocasião, o diretor da unidade, Manoel Osório, enfatizou a oportunidade para os reeducandos. “Aproveitem a chance e multipliquem esta ideia entre os outros reclusos que infelizmente ainda não se interessam pela qualificação profissional”.

O interlocutor do Pronatec do Senai, Cláudio Cícero, frisou. “Eu fico feliz não apenas por estar aqui, mas por perceber a vontade de receber este conhecimento que será oferecido no decorrer do curso”.

O professor Genival Alves explicou o conteúdo programático do curso de Serigrafia. “Vamos trabalhar questões relacionadas às habilidades básicas da serigrafia, higiene no trabalho, meio ambiente, postura e ética profissional, além da parte prática, com estampas em tecido, fabricação de sacolas com a utilização de papel reciclado, encadernação, produção de cadernos e livros e confecção de bottons e adesivos”, adiantou.