João Pessoa
Feed de Notícias

Reeducandos de Mangabeira iniciam trabalho de confecção de bolas

quinta-feira, 7 de novembro de 2013 - 17:45 - Fotos: 

Os reeducandos da Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, iniciaram na manhã desta quinta-feira (7) a fabricação de bolas de futebol da marca Carreiro, uma indústria de materiais esportivos sediada na cidade de Patos, que firmou uma parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária, utilizando a mão de obra dentro das unidades prisionais. O trabalho pode ser realizado dentro das celas e os reclusos inseridos no projeto vão receber R$ 4,00 por cada bola costurada. O inicio das atividades contou com a presença de um funcionário da fábrica, que explicou o processo de produção e selecionou um monitor para a turma.

O secretário de Administração Penitenciária, Wallber Virgolino, aprovou mais esta iniciativa. “Esta é uma parceria que foi retomada, numa articulação entre a gerência de ressocialização da Seap e uma indústria de material esportivo genuinamente paraibana. Eu agradeço a confiança do empresário, que demostra acreditar no potencial de trabalho dos apenados e, com isso, colabora com o desenvolvimento da política pública de ressocialização implementada pelo Governo do Estado, neste caso, no eixo do trabalho do programa Cidadania é Liberdade”.

Ziza Maia, gerente de ressocialização da Seap, disse que é sempre muito gratificante iniciar uma ação de ressocialização. “Neste caso, o resultado pode ser visualizado de forma imediata. Como muitos reeducandos já passaram por cursos de capacitação nesta área, a gente percebe que alguns possuem uma habilidade que proporciona agilidade na produção das bolas, inclusive alguns deles chegando a confeccionar quatro unidades em um só dia, que é considerado pelos funcionários da empresa um número acima da média”.

As bolas de futebol que estão sendo confeccionadas fazem uma homenagem à Copa do Mundo 2014. Elas são confeccionadas em PVC laminado microfibra cristal, com 32 gomos, forro multiaxial, câmara de ar em látex, miolo removível e substituível. Costuradas à mão com fio especial, as bolas apresentam medidas e peso oficiais e serigrafia em tinta vinílica.