João Pessoa
Feed de Notícias

Reeducandas confeccionarão bonecas ‘Maria’ em ação preventiva e de combate ao câncer de mama

sexta-feira, 18 de agosto de 2017 - 12:09 - Fotos:  Secom-PB

Mais uma ação humanitária envolvendo reeducandas do sistema penitenciário vai contribuir com a prevenção e o combate ao câncer de mama. Uma parceria vai permitir a confecção de bonecas ‘Maria’ que serão comercializadas pela ONG Mulheres de Peito. Internas do Presídio Regional Feminino de Campina Grande iniciaram nesta sexta-feira (18) a confecção das bonecas.

A parceria é entre a direção da penitenciária, a Vara de Execuções Penais de Campina Grande e a ONG. A meta é aumentar a produção das bonecas e com isto possibilitar que a entidade assuma custos de um número maior de mamografias em mulheres que tenham dificuldades financeiras para pagar o exame.

A cada  dez bonecas comercializadas a ONG reverte o valor em duas mamografias para mulheres carentes. A entidade também dará todo suporte psicológico para a paciente.

Reunião esta semana entre a direção do Presídio Regional Feminino de Campina Grande, a ONG Mulheres do Peito e o Juiz da Vara de Execução Penal de Campina Grande tratou dos encaminhamentos para a parceria que será firmada.

Coordenadora da ONG, a médica mastologista Cristiane Santos destacou que as mulheres presas irão receber com custo zero, além do treinamento realizado por artesãs, todo material para produção das bonecas, e exames de mamografia.

A parceria entre Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) e Vara de Execuções Penais de Campina Grande também será uma forma das reeducandas contribuírem ajudando o próximo, além de receberem remição da pena pelo trabalho. A ação vai ajudar no processo de ressocialização.

Recentemente um grupo de reeducandas da Penitenciária Feminina Maria Júlia Maranhão, em João Pessoa, tomou a iniciativa de doar seus cabelos para que a ONG Rede Feminina de Combate ao Câncer transforme em perucas que serão doadas a mulheres e crianças com a doença.