Fale Conosco

7 de outubro de 2015

Rede de Ouvidorias do Estado participa do II Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas



A Ouvidoria Geral do Estado (OGE), juntamente com a Rede Estadual de Ouvidorias Públicas da Paraíba, vai participar do II Encontro Paraibano de Ouvidorias Públicas e Privadas, que ocorrerá no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), no dia 22 deste mês.

O evento é promovido pelo Fórum Paraibano de Ouvidorias (Fopo), com o objetivo de reunir representantes de ouvidorias públicas e privadas do Estado, gestores, ouvidores, servidores públicos e trabalhadores envolvidos em atividades relacionadas à participação social, atendimento ao cidadão, acadêmicos e representantes de prefeituras e câmaras municipais, para debater temas relevantes para a atuação das ouvidorias, além de ressaltar a importância da criação desse instrumento para o fortalecimento da democracia participativa.

A ouvidora geral do Estado, Tânia Maria de Oliveira Brito, vai mediar o debate da primeira palestra e convida todas as ouvidorias públicas e privadas paraibanas a participar do encontro, ressaltando a importância da difusão deste instrumento democrático. “Objetivamos sensibilizar municípios e empresas que ainda não possuem ouvidorias a criar este instrumento de gestão, bem como qualificar os órgãos com ouvidorias estabelecidas”, afirmou Tania Maria.

A Rede de Ouvidorias da Paraíba terá duas principais participações: além da mediação da primeira palestra feita pela ouvidora geral, haverá uma oficina com a Ouvidoria do Hospital de Trauma de João Pessoa, conectada às Ouvidorias da Saúde e ao Sistema Único de Saúde (SUS), um dos setores com maior demanda no Estado. A Rede é formada por mais de 30 ouvidorias na Paraíba, coordenadas pela OGE e na ocasião do Encontro contará com estandes explicativos para tirar dúvidas dos interessados com relação a seu funcionamento.

Na parta da manhã do dia 22,  a programação consta de uma apresentação sobre “Os novos rumos das Ouvidorias”, com Gilberto Waller Júnior, ouvidor adjunto da Ouvidoria Geral da União. Em seguida, ocorrerão três oficinas com as experiências da Ouvidoria Geral da Prefeitura de João Pessoa, Ouvidoria do Hospital de Trauma de João Pessoa e Ouvidoria do Unipê.

À tarde, acontece uma roda de diálogo sobre a “Lei de Acesso à Informação”, com participação de Ênio Martins Norat (TCE/PB); “Abordagens de mediação nas atividades de Ouvidoria”, com Paulo André Caminha Guimarães, da Ouvidoria Geral da União/CGU e “Ouvidorias: uma visão empreendedora”, com Israella Ramalho, do Fórum das Mulheres de Negócio.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo endereço https://www.doity.com.br/encontro-paraibano-de-ouvidorias-publicas-e-privadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3208-3383 ou pelo e-mail cgupb-nap@cgu.gov.br.