João Pessoa
Feed de Notícias

Rede de hospitais públicos preparada para ocorrências no réveillon

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009 - 18:20 - Fotos: 
A rede de hospitais públicos da Paraíba reforçou suas equipes e insumos para atender os casos de urgência e emergência durante as comemorações do réveillon. O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, um dos maiores do Estado, terá mais de 150 profissionais de plantão para prestar assistência durante os festejos. A unidade também abasteceu o estoque de medicamentos e de instrumentos que são usados nos procedimentos médicos.

Para garantir o socorro rápido, o HETSHL terá o plantão de 42 médicos de 24 especialidades diferentes, incluindo ortopedia, cirurgia, urologia, anestesiologia, pediatria, cardiologia, neurologia, oftalmologia e otorrinolaringologia. Além disso, a equipe ainda terá fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, farmacêuticos e assistentes sociais.

Acidentes com armas brancas e de fogo, automóveis e queimaduras são as principais causas das ocorrências que chegam ao Trauma nesta época do ano. Por isso, a instituição disponibilizou 150 leitos e reforçou o estoque de medicamentos e instrumentos também da Unidade de Terapia de Queimados (UTQ), já antecipando qualquer aumento dos casos de queimaduras causadas pelo manuseio inadequado de fogos de artifícios.

A previsão é que o local atenda, neste dia 31, o dobro de pacientes em relação aos dias normais. No réveillon do ano passado, a instituição atendeu a 313 pessoas.  

Nathielle Ferreira, da Secom-PB