João Pessoa
Feed de Notícias

Rede de fibra ótica Metropolitana chega ao Centro Administrativo Estadual

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015 - 15:49 - Fotos: 

O Centro Administrativo Estadual está em fase experimental de implantação da rede de fibra ótica. A estimativa é de que, em 90 dias, todas as Secretarias de Estado que funcionam no local estejam utilizando internet de alta velocidade. O acesso mais dinâmico à Web, sobretudo a conteúdo multimídia, vai facilitar o trabalho dos cerca de 2.000 servidores.

No Centro Administrativo Estadual as secretarias já dispõem de um hack com switch e a fibra ótica tem um link na Codata, de um gigabyte, que atende à demanda do Centro Administrativo Estadual. “A rede está em fase de teste, estamos verificando a estabilidade, testando pontos, ligando algumas secretarias e ainda funcionando com outros links já existentes, mas, gradativamente, todos os links passarão pela rede metropolitana de fibra ótica”, explicou o presidente da Fapesq, Cláudio Furtado.

A prestação de serviços vai ter ganhos significativos com a internet mais veloz e segura, acrescenta Cláudio Furtado. “Todos os acessos a dados da máquina administrativa vão funcionar melhor. Os funcionários terão melhor estrutura de trabalho diminuindo o tempo de atendimento às demandas o dia-a-dia, com garantia bem maior na prestação de serviço”, explica.

O presidente da Fapesq ainda esclarece, por exemplo, que as Secretarias da Receita, da Administração, da Educação e a Secretaria de Planejamento, Orçamento, Gestão e Finanças, terão ganhos fundamentais com um tráfego rápido por conta da alta velocidade da internet.

No Estado – A Rede Metropolitana de Fibra Ótica de João Pessoa envolve órgãos do Governo do Estado, incluindo o Centro de Convenções, e se estende às universidades, à Prefeitura da Capital e já atende hoje 44 pontos com equipamentos instalados. “De João Pessoa até Cabedelo são 105 km de fibra ótica, e a conexão João Pessoa-Campina Grande mais 160 quilômetros.