João Pessoa
Feed de Notícias

Governo realiza XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno

segunda-feira, 29 de julho de 2013 - 18:12 - Fotos:  Kleide Teixeira / Secom-PB

 O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, comemora entre os dias 1° e 7 de agosto a XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que é considerada um veículo de promoção, proteção e incentivo ao aleitamento materno e acontece simultaneamente em 120 países. O Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral (Cerblhanc) preparou uma programação especial, que prevê atividades em João pessoa, Campina Grande, Cajazeiras, Patos e Pombal.

Segundo a diretora do Cerblhanc, Thaíse Ribeiro, o tema proposto mundialmente este ano foi “Apoio às mães que amamentam: próximo, contínuo e oportuno”. Ela explicou que a Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) define, a cada ano, o tema a ser trabalhado na SMAM, publicando materiais que são traduzidos em 14 idiomas. Entretanto, a data e o tema podem ser adaptados em cada país a fim de que seja obtido mais e melhores resultados no evento.

Na programação, estão previstos aconselhamentos às gestantes, apoio às mães e bebês internos em leitos neonatais, além de oficinas e palestras voltadas para estudantes e profissionais de área da saúde. “A proposta do Cerblhanc e de toda Rede de Bancos de Leite e Postos de Coleta de Leite Humano da Paraíba é a realização de atividades centradas no embasamento científico, compartilhado com graduandos de instituições de ensino e saúde de todo Estado, nas cidades que possuem Bancos de Leite e/ou Postos de Coleta de Leite Humano”, afirmou Thaíse Ribeiro.

Rede - A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), cujo objetivo é promover a saúde da mulher e da criança, por meio da construção de alianças com órgãos federais, estados, municípios, iniciativa privada e toda sociedade, no âmbito da atuação de Bancos de Leite Humano (BLH). “Os BLHs têm se configurado como uma das mais importantes estratégias da política pública em favor da amamentação e se encontra implantado em todo País, mas ainda com necessária e real expansão, a fim de atender todo o Brasil de uma forma contínua e com equidade”, disse a diretora do Cerblhanc.

Nessa dinâmica, o estado da Paraíba, atualmente conta com seis Bancos de Leite Humano e 17 Postos de Coleta de Leite Humano, estrategicamente implantados nas regiões do Estado, visando atender com equidade toda população paraibana. Para o suporte técnico e coordenação geral, contam com o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral (Cerblhanc), localizado na cidade de João Pessoa, anexo à Maternidade Frei Damião. Desde sua inauguração, em 1987, contribui para o fortalecimento e incentivo à prática da amamentação. “Como estratégias de divulgação do serviço temos as campanhas para evidenciar no meio social e acadêmico a importância do aleitamento materno, bem como da amamentação exclusiva até os seis meses e complementar até dois anos ou mais”, completou a diretora.

Confira a programação:

XXII Semana Mundial de Aleitamento Materno