João Pessoa
Feed de Notícias

Recursos contemplam projetos executados pelo Governo do Estado na área de saneamento

quarta-feira, 24 de março de 2010 - 17:16 - Fotos: 

O Governo Federal, através do Ministério das Cidades, emitiu sete notas de empenho, totalizando R$1.248.589,62 para projetos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-Saneamento) executados pelo Governo do Estado da Paraíba.

O coordenador do Programa na Paraíba, secretário estadual do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Ciência e Tecnologia (SEMARH), Francisco Sarmento, explicou que as liberações cumprem calendário de andamento das obras, contemplando projetos de menor porte que integram os 24 empreendimentos componentes do PAC-Saneamento da Paraíba. “São obras de esgotamento sanitário em João Pessoa, Santa Rita, Cajazeiras, Guarabira e Patos”, identificou Sarmento.

O PAC executado pelo governo da Paraíba atingiu esta semana o mais elevado índice percentual de liberação de recursos por parte da Caixa Econômica Federal (CEF) dentre todos os Estados da Federação. “Em primeiro lugar, praticamente atingimos o dobro da média nacional considerando os 27 estados mais o Distrito Federal”, comemorou o coordenador do programa na Paraíba.

Agilidade na execução – A gestão atual, ao assumir em fevereiro de 2009, encontrou o PAC da Paraíba como um dos últimos do Brasil em índice de execução, menos de 3%. Transcorrido pouco mais de um ano da nova gestão, sob o comando do governador José Maranhão, a Paraíba assume a ponta como o Estado mais célere na execução das obras, tendo inclusive sido premiado no segundo semestre do ano passado com uma redução na obrigação de contrapartida da ordem de 10 milhões de reais.

Da Assessoria de Imprensa da SEMARH