João Pessoa
Feed de Notícias

Record News grava programa sobre turismo na Casa do Artista Popular

sábado, 11 de fevereiro de 2012 - 20:08 - Fotos:  Vanivaldo Ferreira/Secom-PB

A cultura e o talento do trabalho artesanal paraibano serão mostrados no dia 4 de março no programa Viagem Cultural, do canal Record News. O apresentador Rodrigo Ruas, que comanda o programa há 6 anos, gravou na manhã deste sábado (11) programa nas instalações do museu Casa do Artista Popular, na Praça da Independência, em João Pessoa.

“O programa Viagem Cultural tem a característica diferenciada de outros programas de turismo, que é mostrar a cultura, a história, o artesanato e as características particulares de cada lugar que visitamos. A Casa do Artista Popular é uma dica mais que profissional, é pessoal. Estou admirado com a qualidade e diversidade que vi”, disse o apresentador, surpreso com o nível do trabalho que encontrou.

Para o coordenador de monitores e responsável pela catalogação do acervo da Casa, Geo Oliveira, é muito importante para o Estado e os artistas da terra essa divulgação na imprensa nacional. Entrevistado do programa, o psicólogo de formação e bordadeiro desde a infância, ressaltou os valores culturais locais: “A arte paraibana é a maior riqueza e força do seu povo. É através dela que se registra a essência da nossa sociedade. O visitante paraibano ou de outros Estados e países que vem à Casa do Artista Popular encontra aqui quase 2 mil peças que representam a história da Paraíba”, disse.

A equipe da Record News ainda visitará o Litoral Sul, a praia do Jacaré, em Cabedelo, e o Centro Histórico de João Pessoa, e entrevista personagens como Jurandy do Sax. O programa vai ao ar aos domingos, às 10h30, horário de Brasília. Além da Record News, é também exibido na Rede TV (interior) e Climatempo.

Casa do Artista Popular – Segundo a diretora da Casa do Artista Popular, Malu Barreto, o artesanato da Paraíba é referência nacional. “São vários prêmios ganhos, participações em feiras nacionais e internacionais e encomendas vendidas para diversas partes do Brasil e do mundo”, ressaltou.

Malu conta que, tanto o museu como o Programa de Artesanato, são alicerces para o artesão paraibano. “A Casa do Artista Popular é uma exposição permanente de peças, o que valoriza o trabalho de pessoas de todas as regiões do Estado. São mais de 5 mil artistas cadastrados que se beneficiam dessa exposição, mas não só isso. O Programa de Artesanato da Paraíba abrange a capacitação, o treinamento, a qualificação, a reciclagem de técnicas e a socialização. Ou seja, ações que valorizam e dão a devida importância ao artesão local”, explica.

Por mês, o museu recebe em média 800 visitantes. Entre os turistas, destacam-se paulistas, mineiros e brasilienses. A casa abre de terça a domingo, das 9h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18 h, com entrada gratuita.

Viagem cultural – Com um mix de informação e entretenimento, o programa de TV Viagem Cultural há um ano está sendo exibido no canal nacional Record News. Com o mote de explorar as possibilidades turísticas de cada região, valoriza a cultura local, história, culinária, música, compras e artesanato. Além de destacar atrativos e pontos turísticos, iniciativas de preservação ambiental e esportes de aventura.

Para Rodrigo Ruas, idealizador e apresentador do programa, mesmo recebendo convites e sugestões de pautas de entidades privadas e públicas, ele também opta pelos destinos que quer mostrar. “A Paraíba foi um desses destinos. Até por já ter passado por Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará, a Paraíba era um Estado que não conhecia, e queria descobrir o que tinha de bom aqui. E foi uma surpresa muito boa”, revelou.