Fale Conosco

9 de junho de 2009

Reconstrução da Paraíba: região quer recursos para gerar emprego e renda



A primeira audiência pública realizada em Cajazeiras no sábado (6), para eleger prioridades para o Plano de Reconstrução da Paraíba, apontou que uma das maiores necessidades de investimento do Sertão é em geração de emprego e renda. A reunião contou com a presença do secretário de Planejamento e Gestão, Ademir Alves de Melo; do prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu, e do deputado Jeová Campos, além de lideranças dos 15 municípios que compõem a 9º região geo-administrativa do Estado.
 
Na abertura do evento, o secretário explicou a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) para orientar a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2010 e o Plano de Reconstrução da Paraíba 2009/2010, além da construção do Plano de Desenvolvimento 2011/2025. Melo falou ainda sobre a evolução sócio-econômica do Estado e listou as prioridades escolhidas pelo Governo para orientar os investimentos: saúde, educação e segurança.

Após a explanação, foi a vez dos presentes sugerirem os setores em que se deve aplicar os recursos estaduais nos próximos anos. Os principais eixos abordados foram infraestrutura básica, com a construção de estradas, investimento em saneamento e abastecimento d’água, além de apoio a atividades para geração de emprego e renda.

O evento foi considerado produtivo pelo secretário, porque se ouviu propostas das lideranças locais sobre as prioridades a executar sob a ótica das populações de cada município. A próxima audiência pública vai ocorrer em Mamanguape.

Paulo Dantas, do Planejamento e Gestão