João Pessoa
Feed de Notícias

Receita Estadual recebe Prêmio da Associação Brasileira de Recursos Humanos

quarta-feira, 26 de novembro de 2014 - 17:58 - Fotos: 

A Escola de Administração Tributária (Esat) da Secretaria de Estado da Receita recebeu ontem (26) o prêmio ‘Ser Humano’, na modalidade de gestão de pessoas-organização, da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-PB), que aconteceu na casa de recepções Classe A, em João Pessoa. A Esat, que concorreu também com outras empresas privadas, foi única organização do setor público estadual a receber o troféu na edição deste ano.

A Esat foi premiada com o case intitulado “Quando o Santo de Casa, com criatividade e inovação, obra milagre”. A equipe da Escola de Administração Tributária desenvolveu um Sistema Gerenciador de Capacitação (Sigecap) para ser um suporte gerencial, administrativo, operacional e educacional que serve às demandas da Receita Estadual e de capacitação para os auditores fiscais do Estado. O sistema permite realizar, via online, desde o planejamento até a finalização da execução de um curso.

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos, seccional Paraíba, (ABRH-PB), Maria da Penha Silva dos Santos,  que entregou o troféu a Esat, disse que “o prêmio é importante por que dissemina e divulga as boas práticas de gestão que as empresas e organizações estão desenvolvendo do Estado da Paraíba. O desafio é ainda maior quando um prêmio é vencido por uma empresa pública como é o caso da Esat, que foi a única organização estadual a receber o prêmio este ano, quando é desenvolvido pelos próprios colaboradores da Escola, por isso ganha ainda mais destaque o prêmio. Para se ter uma ideia, o potencial da Escola foi testado por que concorreu com outras empresas privadas de grande porte. Após vencer a etapa estadual, a Esat, agora, vai concorrer na modalidade ao Prêmio nacional que será realizado em agosto de 2015, em São Paulo”, revelou.

Para o secretário de Estado da Receita, Marialvo Laureano, o prêmio é um reflexo dos investimentos da pasta nos últimos quatro anos da gestão em formação continuada do servidores e, em especial, dos auditores fiscais. “A equipe da Esat, coordenada pela auditora Elaine Carvalho César, foi a responsável direta pelo prêmio e nada mais justo que esse troféu para trabalho. Acredito que o prêmio é mais uma constatação que os investimentos públicos realizados pela Receita Estadual na capacitação de servidores, oriundo de tributos dos cidadãos, estão dando retorno à sociedade com a melhora na gestão de pessoas”, destacou.

A gestora executiva da Escola de Administração Tributária (ESAT) da Receita Estadual, Elaine Carvalho César, ao receber o troféu junto à equipe da Esat e o secretário da Receita Estadual, avaliou a concorrência. “Uma organização pública concorrendo com empresa privadas de grande porte como a Coteminas e a Alpargatas mostra o potencial de colaboradores que temos na Escola da Receita Estadual, por isso quero mais uma vez parabenizamos a ABRH-PB em premiar práticas exitosas de gestão”, declarou.

Segundo  a gestora Elaine Carvalho César, o projeto vencedor retrata uma ideia inicial de informatizar todo o processo de capacitação da Receita Estadual como forma de agilizar e ampliar o nível de qualificação, que vai desde o planejamento, passando pela execução, chegando até a conclusão. “Essa ideia foi aprimorado ao longo dos últimos anos até se transformar no sistema (Sigecap). Atualmente, o sistema gerencia toda a capacitação da SER e nos permite fazer tomadas de decisões mais seguras, além de possibilitar realinhar pontos. Hoje, o Sigecap implementa outras funcionalidades como a ESAT Virtual com cursos à distância e também o processo de avaliação de desempenho dos servidores da Receita Estadual. Isso tudo abordado e tendo como base o sistema criado pelo colaboradores da Esat”.

Quatro organizações e empresas foram as vencedoras este ano do prêmio Ser Humano da ABRH-PB. Além da Esat da Receita Estadual, ganharam troféus a indústria Coteminas com o case ‘Tecendo o saber”, o Instituto Alpargatas com projeto responsabilidade social de cultura na escola integral e um Acadêmico sobre  liderança.

SOBRE A ESAT - A Escola de Administração Tributária (ESAT) foi criada por meio da Lei 8.427/2007, tendo sua estrutura organizacional dotada de autonomia administrativa e financeira e vinculada ao Gabinete do Secretário de Estado da Receita. Os objetivos permanentes da escola são o ensino, a pesquisa, a extensão, a análise, a catalogação e a divulgação da Legislação Tributária e demais informações de interesse da arrecadação, fiscalização e tributação.

Com uma estrutura moderna de 1.200 m2 de área construída, a ESAT é composta de dois blocos, sendo quatro salas de aulas climatizadas com capacidade para 30 alunos, um laboratório de informática, um auditório com capacidade de 180 lugares, restaurante, área administrativa e um amplo estacionamento. Atualmente, conta com uma equipe de 15 colaboradores.