Fale Conosco

19 de julho de 2016

Receita Estadual firma parceria com Focco para ampliar Programa de Educação Fiscal da Paraíba



receita ganha premio do focco pelo programa educacao fiscal pb 3 270x191 - Receita Estadual firma parceria com Focco para ampliar Programa de Educação Fiscal da ParaíbaA Secretaria de Estado da Receita (SER) ganhou um novo parceiro para potencializar o Programa de Educação Fiscal no âmbito estadual e nacional. O secretário da Receita Estadual, Marconi Frazão, e a diretora da Escola de Administração Tributária (Esat), Elaine Carvalho César, apresentaram nesta terça-feira (19), no auditório do Ministério Público do Trabalho, em João Pessoa, o programa intitulado “Semeando sementes da cidadania” aos integrantes do Fórum de Combate à Corrupção (Focco).

Pioneira na gestão estadual em oferecer cursos em plataforma virtual à distância na esfera pública estadual, a Esat, órgão da Receita Estadual, começou ampliar as parcerias para a disseminação de cursos de educação fiscal produzidos pela entidade. O Focco é o mais novo parceiro na Paraíba.

Na próxima segunda-feira (25), sete cursos de educação fiscal na modalidade EAD (Educação a Distância) serão oferecidos, gratuitamente,  aos cidadãos paraibanos por meio da plataforma da Esat Virtual  https://www3.receita.pb.gov.br/portalesat/. Entre os cursos que serão disponibilizados à sociedade paraibana estão “Conhecendo os tributos”; “Entendendo o orçamento público”; “Direitos e Deveres”; “ICMS –Saiba mais” e a “Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica NFC-e”.

O Programa de Educação Fiscal da Paraíba tem como objetivo conscientizar os cidadãos paraibanos sobre a função socioeconômica dos tributos e de sua responsabilidade no controle da aplicação dos recursos públicos, por meio do exercício da cidadania, buscando a construção de uma sociedade mais justa.Foto Programacao de Educa  o Fiscal   Lan ado no Focco 270x191 - Receita Estadual firma parceria com Focco para ampliar Programa de Educação Fiscal da Paraíba

O secretário de Estado da Receita, Marconi Frazão, destacou a ampliação de novos parceiros na sociedade paraibana para a disseminação dos cursos. “Quanto mais for divulgado esse programa de educação fiscal, melhor, pois poderá atingir os seus alvos como crianças, adolescentes e a sociedade paraibana com os novos parceiros como é o caso do Focco”, destacou.

NOVO PARCEIRO – O coordenador do Focco-PB, o procurador do Trabalho do Estado da Paraíba, Cláudio Gadelha, afirmou que “a entidade tem vários parceiros no Estado da Paraíba com enfoque no combate à corrupção, recebe de braços abertos a nova plataforma de cursos a distância da Receita Estado. Os cursos promovidos pela Esat, além de esclarecer questões básicas da cidadania fiscal como, por exemplo, por que são tributados os produtos e serviços consumidos e por que o imposto incide sobre o consumo de bens, têm como função também trazer informações, conhecimento e reflexão para que as pessoas percam a insensibilidade sobre a origem dos tributos e onde são aplicados. Desde já demos os parabéns ao secretário da Receita Estadual, Marconi Frazão,  e a diretora da Esat, Elaine César, por essa nova parceria”, avaliou.

Segundo Cláudio Gadelha, esse modelo de curso à distância será uma mola propulsora. “Esse modelo de curso quebra o paradigma da distância e do tempo. O mundo virtual já está em nossas mãos desde um simples smartphone, tablet ou notebook. Hoje é possível fazer um curso a distancia em qualquer local e nos locais, pois quebra com ausência de necessidade de deslocamento para instituições para aprender mais sobre cidadania, democracia, direitos e obrigações”, observou.

receita ganha premio do focco pelo programa educacao fiscal pb 2 270x191 - Receita Estadual firma parceria com Focco para ampliar Programa de Educação Fiscal da ParaíbaNOVA ETAPA DA ESAT VIRTUAL- Para a diretora da Escola de Administração Tributária (Esat), Elaine Carvalho César, a nova etapa dos cursos produzidos pela Esat Virtual será marcada pela ampliação de parcerias. “Já somos parceiros da Secretaria de Educação do Estado e, hoje, ganhamos um novo parceiro que é o caso do Focco-PB, que já é uma marca de peso na sociedade paraibana. Em agosto, deveremos estender a parceria da plataforma de cursos para outras entidades como o Conselho Regional de Contabilidade, seccional da Paraíba (CRC-PB). Enfim, a essência do programa, agora, continuará sendo as parcerias”, revelou Elaine, acrescentando que o “objetivo do curso não é jogar informações ao vento, mas sim disseminar conhecimentos, instrumentalizando o cidadão e capacitando-o para um agir  diferenciado transformando a realidade social a sua volta.O tributo que o cidadão paga financia as obras e serviços públicos realizados pelo Estado em benefício da sociedade como educação, saúde e segurança”, destacou.

O delegado da Receita Federal em João Pessoa e ex-secretário da Receita Estadual, Marialvo Laureano, que participou da apresentação do programa, afirmou que “qualquer iniciativa de combate à corrupção, a Delegacia da Receita Federal de João Pessoa estará presente, assim como tem feito a Receita Estadual, que se tona agora protagonista com a oferta de cursos em uma nova plataforma, que tem como gestora a diretora da Esat, Elaine César, que lançou o programa Semeando Cidadania na busca para disseminar novos parceiros para expansão dos cursos de educação fiscal na sociedade paraibana. Acredito que a parceria com o Focco vai elevar os cursos a distancia da Esat para se tornarem ferramentais no âmbito nacional. Assim como as ações do Focco no combate à corrupção, a Paraíba tem se tornado uma referência, a Esat terá todas as condições de produzir cursos no país para ampliar essa conscientização da educação fiscal. Para se ter uma ideia, a Esat foi premiada nos últimos dois anos pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) na produção e inovação de cursos a distancia pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seccional da Paraíba (ABRH-PB)”, lembrou.