João Pessoa
Feed de Notícias

Reabertura do Planetário marca programação do Dia das Crianças no Espaço Cultural

quarta-feira, 7 de outubro de 2015 - 09:35 - Fotos:  Francisco França

O Governo do Estado, por meio da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), realiza, neste domingo (11), a quarta edição do “Espaço da Criança”. A programação, que tem início às 9h, se estende até às 18h, oferecendo um dia inteiro de atividades lúdicas e educativas ao público infantil, em comemoração ao Dia das Crianças. A principal atração do evento é a entrega do Planetário do Espaço Cultural José Lins do Rego. Totalmente reformada, a unidade ganhou novas poltronas reclináveis, climatização e novos programas. Para as sessões de reinauguração, a entrada é gratuita, mas os interessados devem retirar senhas de acesso com antecedência. A distribuição de tickets será feita nesta quinta (8) e sexta-feira (9), das 9h às 12h e das 14h às 16h30, no local.

Além das sessões inaugurais do Planetário pela manhã e à tarde, a programação inclui oficinas, sessões de contação de histórias, brincadeiras, palhaços, maquiagem artística com Nayara Cavalcanti, túnel de sensações, cineminha com exibição de curtas-metragens, entre outras atividades.

A partir das 9h, a Praça do Povo recebe a feira de brinquedos populares, que pode ser visitada até 17h. Um espaço onde a tecnologia passa longe e dá lugar às brincadeiras tradicionais e mais simples. Às 10h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, o Coro Infantil da OSPB se apresenta com repertório montado especialmente para a data. Em seguida, o espetáculo é por conta de alunos da Escola de Música Anthenor Navarro. Das 14h às 17h, espaços como a Gibiteca, Estação Ciência e Museu José Lins do Rego estarão abertos à visitação.

Dança canguru – Movimentando Pais e Filhos -  Projeto de extensão da UFPB que tem como objetivo principal estimular o desenvolvimento infantil a partir das relações afetivas entre a criança de 2 a 24 meses e os pais, por meio do movimento e da dança. Orientado por Juliana Costa Ribeiro, professora do Curso de Licenciatura em Dança da UFPB. A atração é ambientada no Auditório 2 do mezanino, rampa 1, a partir das 10h.

Oficinas – A garotada terá a oportunidade de adquirir conhecimento de maneira lúdica e prazerosa, por meio das oficinas de artes visuais. As duas de desenho serão ministradas pelo professor Barreto e por Amauriflor. A de pintura fica por conta de Guto Holanda. Cada uma terá capacidade média de dez crianças.

Palhaçaria – Se a alma do circo é o palhaço, ele não poderia ficar fora da festa dedicada à criançada. Artistas do fórum de circo se unem para divertir a criançada na Palhaçaria. Das 14h às 17h na Praça do Povo. No mesmo horário, a artista Nayara Cavalcanti estará fazendo maquiagem artística no camarim da Praça do Povo.

Cineminha – A partir das 15h, o Espaço da Criança terá sessões de cinema para as crianças com exibição de curtas metragens. A atração será ambientada no subsolo do Teatro de Arena Leonardo Nóbrega.

Túnel de sensações – Uma verdadeira aventura espera pelos pequenos no túnel de sensações. A jornada começa no hall da Galeria Archidy Picado e percorre o subsolo do Espaço Cultural até chegar à Biblioteca Juarez da Gama Batista. Durante o percurso, os cinco sentidos são ativados e estimulados em um túnel que promete surpresas aos visitantes.

Contação de histórias –  A atividade terá como palco o auditório da Estação Ciência (ao lado do Planetário). A sessão das 15h será por conta de Morgana Luna e Carla Mendonça. A segunda sessão, às 16h, ficará sob comando de Fabiana Moura e Nelly Pessoa.