João Pessoa
Feed de Notícias

Ricardo abre fórum nacional sobre trânsito e transporte público

quinta-feira, 24 de novembro de 2011 - 18:47 - Fotos: 

Governador durante abertura do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito. Foto: José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho abriu, na manhã desta quinta-feira (24), a 76ª Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito, que acontece no Hotel Tambaú,em João Pessoa.Pela primeira vez, o evento está sendo realizado paralelamente à 40ª Reunião de Dirigentes de Órgãos Rodoviários Estaduais (Redore), promovida no mesmo local. As atividades dos encontros se estendem até esta sexta-feira (25).

Segundo o diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) da Paraíba e da Associação Brasileiras de DERs, Carlos Pereira de Carvalho e Silva, durante os dois dias dos eventos João Pessoa passa a ser considerada a capital nacional do transporte público. “O objetivo comum desses dois encontros é trocar experiências, manter intercâmbio e tentar buscar soluções alternativas para melhorar o trânsito urbano e intermunicipal para, principalmente, beneficiar usuários de estradas e passageiros de transportes urbanos”, salientou.

Ricardo Coutinho destacou a importância da realização simultânea dos dois eventos, já que ambos discutem questões que não podem ser tratadas de forma separada. “O Brasil precisa dar respostas, por meio de uma política pública voltada ao trânsito, que possibilitem tratar a questão não apenas como algo circunstancial, mas como algo planejado, que pense a mobilidade urbana para 20, 30 anos”, destacou.

Elaboração de alternativas – Para o secretário Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Luiz Carlos Bueno, este é um momento muito importante para repensar as cidades, em busca da melhoria da qualidade de vida da população. “Com esses eventos, discutiremos propostas para requalificar nossos municípios. Queremos sair daqui com um plano elaborado para contribuir na questão do trânsito e do transporte público em cada localidade”, disse.

O presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Transporte Urbano e Trânsito e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza, José Ademar Gondim Vasconcelos, explicou que comissões internas vão cuidar dos assuntos debatidos nos eventos, por meio de relatos. “Cada município tem seus problemas e peculiaridades, então deve analisar o que foi debatido e trabalhar os ajustes a partir de suas necessidades.”

Desafio – O governador destacou que um grande desafio a ser enfrentado pela Paraíba é aliar manutenção e ampliação da malha rodoviária a medidas para minimizar os problemas referentes ao trânsito e ao transporte público nas médias e grandes cidades. Luiz Carlos Bueno reforçou as indicações do governador. “A grande necessidade de investimento está voltada para a requalificação das vias, atreladas à melhoria da qualidade do transporte público”, revelou o secretário.

PAC da Mobilidade – Um dos pontos a serem discutidos a fundo durante os dois dias de encontro é o PAC da Mobilidade Urbana. Segundo Carlos Pereira, a Paraíba possui várias propostas que, juntas, integram um plano ousado, que envolve R$ 335 milhões, para ações que apresentam soluções definitivas para o tráfego de veículos na Grande João Pessoa. Segundo o prefeito da Capital, Luciano Agra, muitas intervenções já estão sendo feitas na cidade, seguindo a ótica do grande plano da Mobilidade Urbana. De acordo com ele, as propostas para a Capital paraibana foram apresentadas ao Governo Federal em maio e aguardam aprovação.

Corredores para ônibus – O superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa, Nilton Pereira de Andrade, enfatizou que a Capital paraibana chegou a um ponto que não dá mais para pensar em resolver problemas de congestionamento, e sim de mobilidade. “Desenvolvemos o plano de mobilidade para toda a cidade, que terá os corredores principais com faixas específicas para transporte público, de forma a tornar muito mais rápido o uso de ônibus do que de carro”, revelou Nilton.