Fale Conosco

21 de março de 2013

Rapper lança clipe no Teatro de Arena dentro do projeto Cultura de Acesso



O MC Essyaga Torres lança nesta sexta-feira (22) o vídeo clipe oficial da música “Tipo Fênix” em um show que reunirá o VJ FM e artistas da cena hip-hop da Paraíba, como Dialeto Negro, General Frank & Preta Sam, Dumatu & Camila e uma atração vinda de Pernambuco, Zum. O show gratuito integra o projeto Cultura de Acesso, desenvolvido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc). O show começa às 20h, no subsolo do Teatro de Arena.

O documento de identidade exibe o nome Sheyson da Silva Torres, mas para os amigos e dentro da cena hip-hop, ele é conhecido como Essyaga Torres. Nascido em João Pessoa, o rapper e compositor chegou a participar de shows de abertura para artistas renomados da música brasileira, como Racionais MC’s, B. Negão e Gabriel O Pensador. Atualmente, lidera o grupo “Abiarap”, que mistura rap, música regional, reggae e reggaeton.

Para explicar a inspiração que o levou a compor “Tipo Fênix”, o rapper Essyaga conta uma lenda. “Na China antiga, a fênix foi transformada no símbolo da felicidade, da virtude, da força, da liberdade e da inteligência. Na sua plumagem, brilham as cinco cores sagradas – roxo, vermelho, azul, branco e dourado. No início da era cristã, essa ave fabulosa foi símbolo do renascimento e da ressurreição. Nesse sentido, ela simboliza Cristo recebendo uma segunda vida em troca daquele sacrifício”.

Inspirado por essa lenda, o clipe apresenta um paralelo com a história e a vida do próprio compositor, que afirma ter tido uma oportunidade de mostrar superação. “A linha de pensamento que guia o vídeo clipe mostra os lugares que vivi e onde pude renascer como a fênix, através da arte, da música e, principalmente, da fé”, conta o artista sobre a concepção de sua música.

Convidados

Zum – Nascido em Paulista (PE), o rapper Zum teve seu primeiro contato com o hip-hop ainda adolescente, através de amigos. A partir daí, a influência vinha de todos os lugares: desde MC’s de pouco reconhecimento a artistas de break, grafite e ícones culturais como Chico Science e Alceu Valença. As músicas são em forma de desabafo. Relatam a vivência do artista, as experiências, as dificuldades que enfrentou e as alegrias que compartilhou.

Dumatu MC & Camila Rocha – O som da dupla está antenado com um cenário cultural que possibilita notar as colagens das batidas do projeto ‘Gente da gente’, produto de expressão da música eletrônica paraibana. Sempre de forma descontraída, temas sérios são abordados. O objetivo principal desse projeto é incentivar a música independente paraibana, pregando sempre em suas obras uma mensagem de resistência cultural.

Dialeto Negro – O nome surgiu com a ideia de representar a forma de se expressar de companheiros do hip-hop, tanto no falar como no andar e no vestir. O grupo foi fundado em João Pessoa, no inicio de 2012 e segue, até hoje, com a mesma formação – os rappers Black Soul e Lion Mc e o DJ Urb.

General Frank & Preta Sam – O grupo começou quando se engajou no movimento mangue beat de Pernambuco, no final da década de 90 e teve seu primeiro trabalho assinado pela Paradoxx Music. Participou de vários CDs, como Recife Rock Mangue, Rock da Cidade, Rock na Praça, Pernambuco em Concerto e a coletânea Música de Paraíba.

A cantora de R&B e soul Preta Sam é uma das fundadoras do grupo de dança pioneiro na Paraíba, Crazy Dance. Atua como arte educadora e é estudante de marketing. Com sua voz potente e repertório de R&B e soul, o grupo já abriu shows de artistas como Planet Hemp, Lobão, Racionais MC’s, MV Bill, Lia de Itamaraca, Pavilhão 9, Ira, Natiruts, Alceu Valença, Chico Science, entre outros nomes.

Cultura de Acesso – É um projeto da Fundação Espaço Cultural da Paraíba que tem por finalidade abrir espaço para artistas e grupos dos segmentos alternativos da cultura. O apoio da Funesc consiste em ceder o Teatro de Arena e a estrutura para ensaios e apresentações, bem como realizar oficinas, workshops e outras atividades que incentivem a profissionalização e reciclagem dos artistas amadores e profissionais.

Serviço:

Show de lançamento do clipe “Tipo Fênix”, do rapper Essyaga Torres

Convidados: Zum (PE), Dialeto Negro (PB), Dumatu MC & Camila Rocha (PB), General Frank & Preta Sam (PB)

Data: 22 de março (sexta-feira)

Hora: 20h

Local: Subsolo do Teatro de Arena (Espaço Cultural)

Entrada: gratuita