João Pessoa
Feed de Notícias

Raio provoca pane no sistema financeiro do Estado e afeta telefonia no Centro Administrativo

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011 - 17:24 - Fotos: 
oOs técnicos da Codata e da empresa Unitech estão trabalhando desde o início da tarde desta segunda-feira (21) com o objetivo de colocar em funcionamento o Sistema Integrado Administrativo e Financeiro do Estado. Foi o que informou o diretor técnico da Companhia de Processamento de Dados (Codata), Renato Abreu. O Sistema Integrado Administrativo e Financeiro do Estado (Siaf) é responsável pelo sistema orçamentário, tais como pagamentos e empenho, que foram suspensos por conta da pane.

Renato disse que o raio que atingiu a sala de equipamento da Empresa de Telefonia Oi, no bairro de Água Fria, em João Pessoa, pode ter sido a causa da pane, que deixou o Siaf fora do ar, como também o sistema telefônico do Centro Administrativo Estadual, em Jaguaribe, e área vizinha. Técnicos da Oi se encontram na central da empresa no Centro Administrativo com o objetivo de colocar em funcionamento os telefones das secretarias, que também foram afetados.

Por causa do raio, outros equipamentos foram queimados no Centro Administrativo. Na Codata foram atingidos um switch, duas fontes e uma placa de mainframe, que é o computador central da empresa estatal.

O diretor técnico disse que o Siaf está hospedado no mainframe e, por conta disso, foi totalmente afetado. Para agilizar o reparo, o Governo do Estado providenciou um técnico da Unitech para avaliar o sistema. A normalidade do Siaf e do sistema telefônico está prevista para esta terça-feira (22).

A Codata aguarda um comunicado da Oi que informou apenas que está aguardando o retorno dos técnicos para emitir nota sobre a pane no sistema.