João Pessoa
Feed de Notícias

Rádio Tabajara integra projeto Paraíba Cultural em parceria com TJ

terça-feira, 4 de junho de 2013 - 12:02 - Fotos:  Walter Rafael/Secom-PB

Música clássica, música popular brasileira e exposição sobre a história da Rádio Tabajara marcaram a abertura do projeto Paraíba Cultural, no final da tarde dessa segunda-feira (3), no Fórum Cível de João Pessoa. O evento, que se encerra na quinta-feira (6), homenageia os artistas Sivuca, Zé Marcolino e Lourdes Ramalho. A parceria envolve a Rádio Tabajara, o Tribunal de Justiça da Paraíba e a Escola Superior da Magistratura (Esma).

Nesta terça-feira (4), a programação começa às 14h com um programa de auditório da Rádio Tabajara, no auditório do Fórum, e apresentado pelos radialista Airton José e Josy Aquino.

Na abertura do Paraíba Cultural, a diretora superintendente da Rádio Tabajara, radialista Maria Eduarda Santos, convidou a todos a fazer uma viagem no tempo ao visitar a exposição com fotografias antigas de personagens da emissora e discos de vinil em rotação 78, incluindo uma gravação do ano de 1904. O público também poderá conhecer equipamentos antigos da Tabajara como gravadores de fita rolo, gravações antigas de vinhetas comerciais, além de disco de vinil de Sivuca ainda em rotação 78.

Nosso objetivo é tentar levar para cada um dos visitantes um pouco do rádio. Visitem também a Rádio Tabajara, que é a casa de vocês. A Tabajara é patrimônio do povo paraibano e o nosso desejo é que vocês conheçam um pouco dessa história”, afirmou Maria Eduarda Santos.

A presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, lembrou uma frase de Charlie Chaplin: ‘A vida é feita de cultura e arte”. Na opinião da magistrada, a iniciativa do juiz Onaldo Queiroga Filho e da juíza Maria de Fátima Pessoa em promover o evento foi muito feliz, porque o projeto proporcionará momentos de descontração aos servidores do TJ e aos magistrados. “É preciso que nós tenhamos também outra visão no nosso trabalho e a visão cultural está ligada à sensibilidade e a sensibilidade faz parte da própria vida”, declarou.

Para realizar o Paraíba Cultural, o Tribunal de Justiça a Rádio Tabajara como parceira. “Durante quatro finais de dia, nós vamos curtir essa história da Rádio Tabajara, tão encantadora e tão cativante, e vamos também ampliar nossos conhecimentos sobre essa emissora”, destacou a presidente do TJ-PB, Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti.

O secretário de Estado da Cultura, Chico César, destacou que é muito bom quando os Poderes podem se encontrar em torno da cultura. “A cultura é importante para todas as áreas, e se todos se juntam em prol da cultura, podemos fazer muitas coisas boas para a sociedade e as pessoas sentem que a cultura do Estado é um instrumento importante para a afirmação da cidadania na Paraíba, que é um estado em construção”.

Programação:

04/06 – Terça-feira

14h – Programa de auditório – Rádio Tabajara

17h – Apresentação musical

Mateus Dantas (violino)

Edailton Medeiros (violão)

Josias Braga e o Grupo Raízes do Forró

Adilson Medeiros, com participação especial de Bira Marcolino

05/06 – Quarta-feira

14 h – Programa de auditório – Rádio Tabajara

17h – Apresentação musical

Orquestra Armorial Marista “Ariano Suassuna”

Fernando Patriota (recital)

Matheusinho interpretando Jessier Quirino

Cia Oxente, com a peça “Por que a noiva botou o noivo na Justiça”.

06/06 – Quinta-feira

17h – Apresentação musical

Oliveira de Panelas

Marcos Willian (teclado e violão)

Ailton Nunes (sax e violão)

Glorinha Gadelha e Valtinho do Acordeon

Jadir Camargo (seresta)