João Pessoa
Feed de Notícias

Raça Gir da Paraíba é destaque em torneio leiteiro da região Nordeste

quarta-feira, 31 de outubro de 2012 - 16:33 - Fotos: 

Uma vaca da raça Gir, que pertence ao rebanho da Estação Experimental João Pessoa, de propriedade da Emepa, sagrou-se Campeã e a de Melhor Úbere da raça Gir, no Torneio Leiteiro realizado na 50ª Festa do Boi 2012, na cidade de Parnamirim (RN). O evento reuniu centenas de animais da região Nordeste.

O animal apresentou uma média de produção de mais de 32 litros de leite por dia, chegando ao pico de mais de 12 litros em uma única ordenha. Também foi premiada como maior produtora de leite entre todas  as raças zebuínas participantes do torneio.

O gado Gir da Estação de Umbuzeiro é reconhecido nacionalmente. O trabalho de melhoramento genético da raça, desenvolvido pelos pesquisadores da Emepa, vem produzindo animais de forte identidade que ao longo dos anos vem sagrando-se campeões em diversas exposições e torneios. Seguindo orientações do Governo do Estado, a Emepa está executando projetos de transferência dessa genética com o objetivo de melhorar o rebanho e estimular o desenvolvimento da bovinocultura leiteira de médios e pequenos produtores.

A transferência da genética é feita via inseminação artificial, uma técnica utilizada no mundo inteiro. Em parceria com a Emater, prefeituras e associações de produtores o trabalho está sendo implantado nos municipios paraibanos de Aroeiras, Gado Bravo, Natuba, Santa Cecília e Umbuzeiro.