Fale Conosco

16 de maio de 2013

Rabequeiros de Pernambuco apresentam aula-espetáculo no Cearte



rabequeiros de pernambuco 270x202 - Rabequeiros de Pernambuco apresentam aula-espetáculo no CearteO Centro Estadual de Arte (Cearte), que funciona no bairro do Varadouro em João Pessoa, recebe neste sábado (18), às 14h, a Caravana de Rabequeiros de Pernambuco para um show e a aula-espetáculo: “A Rabeca Pernambucana: Do Forró ao Cavalo Marinho”. A caravana formada pelos principais solistas da rabeca no Brasil é composta por Mestre Luiz Paixão, Cláudio Rabeca, Maciel Salu e Renata Rosa que apresentam o espetáculo da turnê nacional.

Para a coordenadora do Cearte, Laura Moreno, a presença da turnê, em João Pessoa, é um presente para os alunos, professores e a comunidade que admira a cultura regional. “Nós não oferecemos aula de rabeca no Centro, mas, em contrapartida, além do espetáculo o grupo dará uma verdadeira aula de rabeca para nós. Isso é muito importante para nos conectar a sonoridade regional e inserir o instrumento ao nosso cotidiano”, informou Laura.

A ideia do projeto surgiu de Cláudio Rabeca, realizador do disco Rabequeiros de Pernambuco, que reuniu, em 2011, o registro sonoro de 24 instrumentistas do Estado. Durante a turnê, que já passou por Natal, São Paulo, Florianópolis e Porto Alegre, os rabequeiros são acompanhados na percussão por Gilú Amaral (Orquestra Contemporânea de Olinda) e Guga Amorim (Quarteto de Olinda); e nas cordas por Rodrigo Samico (Saracotia) e Hugo Lins que também realiza a direção musical do espetáculo.

Em João Pessoa, o grupo faz dupla apresentação, às 14h, no Cearte e, às 20h, na Sala Digital Vladimir Carvalho, na Usina Cultural Energisa.

Serviço– O show e a aula-espetáculo são abertos ao público. Os interessados podem confirmar presença no Centro Estadual de Arte instalado no Mosteiro de São Bento, na Rua General Osório, 36 – Centro. Para informações adicionais entrar em contato através dos telefones 3214-2923 ou 3214-3412.