João Pessoa
Feed de Notícias

Quinto Diálogo com o Setor Produtivo aborda relação entre gastronomia e negócios

terça-feira, 27 de outubro de 2015 - 10:00 - Fotos:  Delmer Rodrigues

O quinto evento Diálogo com o Setor Produtivo, realizado nessa segunda-feira (26), abordou o tema “A relação entre Gastronomia e Negócios”. Participaram do evento alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das Escolas Estaduais Celestin Malzac e do Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral (CPDAC).

Realizado pela Secretaria de Estado da Educação (SEE), o evento “Diálogo com o Setor Produtivo” acontece todas as segundas-feiras, no auditório da Escola Técnica de João Pessoa. Nessa segunda (26), o evento contou com a presença do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, do professor e gastrônomo Fábio Maia e do proprietário do restaurante “A Lasanha” e ex-funcionário da empresa de marketing Antares, Máximo Serpa.

O secretário Aléssio Trindade ressaltou a importância da educação profissional. “Por muito tempo tivemos escravos e eles que cozinhavam. Hoje a gastronomia é feita por profissionais e a educação profissional existe para que este trabalho seja bem feito”, contou.

Fábio Maia destacou a dificuldade de se encontrar profissionais na área de Gastronomia e a importância do curso que será oferecido pela Escola Técnica Estadual de João Pessoa a partir de 2016.

“Em João Pessoa há dificuldades de encontrar chefs de cozinha, pois este é um mercado pouco explorado e em ascensão, e daqui sairão bons profissionais que vão criar um novo mercado, ou seja, esta escola veio para ficar. É aqui que as empresas vão procurar os bons profissionais”, ressaltou.

Para o professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Escola Estadual Celéstin Malzac, Geraldo Lopes, as palestras do evento “Diálogo com o Setor Produtivo” são essenciais. “A palestra foi maravilhosa, pois incentiva o aluno a ser empreendedor.  A educação no Brasil precisa avançar e este é o caminho”, finalizou o professor.