João Pessoa
Feed de Notícias

Quilombolas do Vale do Paraíba são atendidos pela Emater com políticas públicas do Governo

terça-feira, 22 de abril de 2014 - 11:49 - Fotos: 

As comunidades Quilombolas dos Sítios Matão, Grilo e Pedra d’água, no Vale do Rio Paraíba, se destacam como modelo de agricultura familiar por estarem inseridas no contexto atual da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na ação executada pelo Governo do Estado, por meio da Emater Paraíba.

Os trabalhos visam a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares. “Em todas as comunidades rurais de seus municípios, principalmente com o que diz respeito à inserção das famílias nas políticas publicas existentes, buscamos levar um novo olhar da sociedade para as famílias das comunidades quilombolas”, afirmou Paulo Emilio de Sousa, coordenador do escritório regional da Emater em Itabaiana.

No município de Gurinhém, a comunidade de quilombolas denominada “Sitio Matão” as extensionistas Ângela de Cássia e Severina Conceição buscam no dia a dia uma maior interação com a comunidade, levando orientações técnicas sobre as políticas públicas e os programas sociais do governo federal. Com isso, as oportunidades oferecidas em parcerias com a Prefeitura do Município mostram que fortalecem os laços dentro do contexto de desenvolvimento e valorização das áreas de Quilombo.

Entre as ações desenvolvidas, estão a palestra de esclarecimento do Programa Garantia Safra, inscrição de beneficiários no Programa – safra 2013/2014, emissão de Declaração de Aptidão do Produtor (DAP’s) para acesso ao crédito Agroamigo e atendimento diário na Unidade Operativa com orientações diversas sobre políticas públicas, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Programa de Aquisição de Alimento (PAA) etc.

Na Comunidade Grilo, que fica localizada no município de Riachão do Bacamarte, o assessoramento da Emater Paraíba, foram feitas as inscrições dos quilombolas rurais no Programa Garantia Safra, elaboração de DAP’s para Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), além do acesso ao Crédito Rural, com acompanhamento do Extensionista Antônio Avelino.

O escritório da Emater Paraíba no município de Ingá também vem assessorando os quilombolas da Comunidade Pedra D’água, com a elaboração de 12 DAP’s para que possam acessar o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) para reformas de casas, PNAE, além da inscrição no Programa Garantia Safra e, com isso, acessar o crédito rural. A Extensionista Social Arlene Magna ressaltou o interesse da comunidade em receber os assessoramentos da Emater Paraíba, que ajuda a enriquecer o conhecimento dos agricultores, gerar renda para o sustento das suas famílias, contribui para uma melhor qualidade de vida, e com isso, colabora com o desenvolvimento socioeconômico, evitando o êxodo rural.

Cerca de 80% das famílias já acessaram ao Pronaf e o Agroamigo (linhas de credito) para compra de bovinos, caprinos, ovinos, avicultura, artesanato entre outros, estando todos adimplentes.