João Pessoa
Feed de Notícias

Qualidade em UTI será debatida em João Pessoa

sexta-feira, 12 de novembro de 2010 - 10:44 - Fotos: 
O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL) promove na noite da próxima quarta-feira (17), o ‘Ciclo de palestra sobre qualidade em UTI’.  O evento acontece em parceria com a Associação de Medicina Intensivista Brasileira (AMIB) das 19h30 às 21h30 no auditório do Trauma.
 
“A direção incentiva e investe frequentemente em cursos e palestras para toda a sua equipe de profissionais. Este ano, inclusive, essa troca de experiência aconteceu por diversas vezes com a presença de profissionais que atuam em grandes centros médicos do País. A realização de mais um evento como esse só vem reconhecer o padrão de qualidade desse hospital”, destacou Aleuda Nágila, diretora Técnica do Trauma.

A palestra tem como público alvo todo o profissional da área de saúde que trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ou seja, médicos intensivistas, médicos residentes, pediatra intensivista, enfermeiros, técnico em enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e fonoaudiólogo. As inscrições são gratuitas. “A palestra é aberta aos profissionais do Hospital de Trauma, assim como de outras unidades de saúde. Essa é uma oportunidade importante que esses profissionais estão tendo para discutir a qualidade da assistência dentro da UTI’, ressaltou o médico Ciro Mendes, coordenador da UTI do Hospital de Trauma.

O evento terá como palestrante a médica Mirella Cristine de Oliveira, representante da Associação de Medicina Intensivista Brasileira (AMIB) de Curitiba, uma das responsáveis pela elaboração do ‘Guia da UTI Segura (GUTIS)’, material educativo da campanha ‘Orgulho de ser Intensivista’, realizada pela associação e esse ano tem como foco a segurança na UTI.

O Guia apresenta as dez premissas que determinam a segurança e qualidade nas UTIs. E este curso é justamente promovido para apresentação e discussão do material. Na ocasião também será entregue aos participantes um exemplar da cartilha ‘A vida de quem você ama em boas mãos’. A publicação também é da Associação de Medicina Intensivista Brasileira.  

Os interessados em participar da palestra devem confirmar presença através do telefone (83) 3222-8103 ou sopami@sopami.org.br. Mais detalhes sobre a campanha acesse: www.orgulhodeserintensivista.com.br

Estrutura – O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena (HETSHL), referência no atendimento de alta complexidade na Paraíba, possui atualmente 24 leitos de UTIs. A quantidade de leitos na unidade atende o cumprimento à resolução (RDC n° 307) da Anvisa, que determina que o número de leitos de UTI deve corresponder a no mínimo 6% do total de leitos do Estabelecimentos de Atenção à Saúde (EAS). A cada plantão de 12 horas, cinco médicos intensivistas dão suporte ao setor.

Na atual gestão, foi implantada no HT a visita de familiares aos pacientes internos na UTI três vezes ao dia. A medida segue a orientação da política de humanização do Ministério da Saúde (MS). O Trauma possui em sua estrutura leitos de UTI adulto, pediátrico, semi-intensiva e para pacientes vítimas de queimaduras, que neste caso é a UTQ. A unidade ainda disponibiliza de duas UTIs móveis.

Serviço
Evento: Ciclo de palestra sobre qualidade em UTI.
Dia e Horário: 17 de novembro das 19h30 às 21h30.
Local: Auditório do Hospital de Trauma
As presenças devem ser confirmadas através do telefone (83) 3222-8103 ou sopami@sopami.org.br

Assessoria de Imprensa do Hospital de Trauma de JP