João Pessoa
Feed de Notícias

Quadro médico do Hospital Regional de CG ganha mais sete profissionais

segunda-feira, 28 de setembro de 2009 - 16:47 - Fotos: 

O Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes vai reforçar o seu quadro de funcionários, contratando mais sete médicos para melhorar o atendimento a população. A decisão foi tomada pela diretoria após audiência pública na Curadoria da Saúde, convocada pela promotora Adriana Amorim. Um Termo de Audiência foi firmado entre Ministério Público, Secretaria da Administração estadual e direção do Hospital Regional.

O secretário da Administração do Estado, Antônio Fernandes, garantiu que Governo do Estado não medirá esforços para convocar clínicos médicos aprovados no último concurso público, como forma de melhorar ainda mais os serviços do Hospital Regional e assim, atender uma das reivindicações daqueles profissionais. Segundo o secretário, até dezembro deste ano – prazo em que expira o concurso – serão feitas as convocações necessárias para suprimento das necessidades da unidade hospitalar.

“Caso não haja meios legais para esta contratação, o governo assume o compromisso de prorrogar o concurso. O quadro de profissionais do Hospital Regional não deixará de ser reforçado. Para isso, as secretarias de Estado da Saúde e da Administração, mais a direção do Hospital Regional, vão adotar uma solução emergencial, convocando em caráter provisório e excepcional, profissionais habilitados para atuar no HRECG”, disse.

Durante a audiência pública, o secretario da Administração afirmou que a reestruturação do sistema de saúde no Estado é uma preocupação do governo. Algumas das medidas emergenciais, como a contratação dos aprovados em concurso, ainda não foram implementadas devido à redução constante dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e para não ultrapassar os limites financeiros com gasto de pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

Desde que assumiu o Hospital Regional, a nova diretoria – tendo à frente o médico João Menezes – adotou uma série de medidas para melhorar o atendimento a população. No dia 9 deste mês, os diretores e representantes dos clínicos se reuniram com a promotora da Saúde, Adriana Amorim. Na ocasião, a promotora quis saber da real situação do hospital. Nessa audiência, o diretor garantiu que iria adotar novas medidas para atender as reivindicações dos clínicos e melhorar ainda mais o funcionamento da unidade.

Foi criada mais uma vaga para clínico no período noturno e o profissional selecionado já começa a trabalhar na quinta-feira (1º de outubro). Atualmente, o hospital tem um quadro formado por 237 médicos, entre concursados e prestadores de serviços. Referência no Estado em casos de alta complexidade, a casa de saúde atende em média 300 pessoas/dia. O atendimento mensal ultrapassa as 10 mil pessoas.

 

Da Assessoria de Imprensa do Hospital Regional de Campina Grande