Fale Conosco

11 de junho de 2013

Quadrilha sobre Cadeira de Rodas é destaque na festa de São João



A Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) vai realizar a festa de São João na próxima terça-feira (18). O evento, que se tornou um dos mais importantes do calendário da instituição, vai reunir usuários, servidores, familiares e convidados, que vão contar com uma vasta programação cultural, lanche típico e a grande novidade deste ano: a Quadrilha sobre Cadeira de Rodas.

O Arraial da Funad será aberto às 14h com apresentações de grupos de dança de coordenações que trabalham com a reabilitação dos usuários e da Escola Ana Paula, que funciona dentro da Funad. A ideia da festa é resgatar a cultura popular e criar um clima de confraternização, onde os usuários poderão participar de forma bastante inclusiva de toda a programação. Todas as coordenações estão envolvidas nos preparativos. Além das apresentações, os festejos serão animados por um trio de forró.

Quadrilha sobre Cadeiras de Rodas – O projeto Quadrilhando sobre Rodas promete chamar a atenção do público que comparecer à festa junina. A iniciativa vem fortalecer a inclusão através da arte, no contexto da cultura popular junina, e pretende mostrar a inclusão entre cadeirantes, deficientes intelectuais e profissionais da Funad. O projeto, desenvolvido pela fundação através do Núcleo de Vivência e Artes, é conduzido pelo reabilitador Josinaldo Flores e envolve 28 pessoas. A Quadrilha Junina Sobre Rodas trás como tema “Amor e Devoção na Festa de São João” e retrata a estória de uma jovem cadeirante e seu noivo que pedem ajuda do santo casamenteiro, Santo Antônio, para realizarem o sonho do casamento.

O figurino é um espetáculo à parte e todo o processo de criação envolve os usuários, que aguardam com ansiedade a apresentação. A quadrilha já tem outras apresentações agendadas em cidades vizinhas e em Campina Grande, durante os festejos juninos.