João Pessoa
Feed de Notícias

Público prestigia simulador móvel de tiro usado pela Polícia Civil da Paraíba

segunda-feira, 13 de julho de 2015 - 16:47 - Fotos: 

Nos últimos dois dias de exposição do Simulador Móvel de Tiro da Polícia Civil, na Multifeira Brasil Mostra Brasil, realizada no Centro Convenções de João Pessoa, o público formou fila para conhecer a unidade itinerante de treinamento avançado de tiro. Em 100 metros quadrados, a Polícia Civil apresentou ao público as atribuições legais e a atuação em operações de repressão qualificada já realizadas no Estado. Quem visitou a Multifeira também teve a oportunidade de saber um pouco da história da Instituição e ainda conhecer o trabalho realizado diariamente por delegacias especializadas.

No estande da Polícia Civil, estavam expostos banners com as atribuições de delegacias especializadas, funcionamento de plantões, sobre a Acadepol, com seus cursos e estrutura, Instituto de Polícia Científica (IPC), e tecnologias utilizadas pela Instituição. Além disso, no caminhão com simulador, instalado dentro da Multifeira, investigadores demonstravam como funcionava o equipamento.

Para o delegado geral da Polícia Civil, João Alves de Albuquerque, a iniciativa aproxima ainda mais a Polícia Civil da sociedade e mostra o que vem sendo feito pela Instituição. “Essa é a primeira de muitas vezes que vamos apresentar ao público o trabalho realizado pela Polícia Civil da Paraíba. O simulador móvel de tiro, que foi um sucesso na Multifeira ainda vai percorrer outras cidades do Estado, exemplificando melhor o treinamento de nossos policiais. Temos a segunda melhor academia de polícia do país: a Acadepol, que passou a contar com a unidade itinerante de treinamento de tiro, utilizada pelas melhores forças de segurança do mundo”, destacou João Alves.

Quem visitou a Multifeira Brasil Mostra Brasil, aprovou a exposição realizada pela Polícia Civil da Paraíba. “Eu achei interessante essa iniciativa. Conhecia pouco a história da Polícia Civil e ainda das operações realizadas. Aqui na feira, tirei minhas dúvidas e soube melhor como tudo funciona. Teve ainda o caminhão de tiro, que mostra um pouco da realidade de treinamento dos policiais. Fiquei feliz em saber que a segurança da Paraíba usa esse tipo de equipamento na academia de polícia”, disse a dona de casa Maria José Gomes, que veio de Campina Grande para visitar o evento no Centro de Convenções de João Pessoa.

O equipamento de tiro representa redução no custo do treinamento dos policiais civis, visto que no montante de um milhão de disparos com munição real o custo alcança em média R$ 3 milhões. No simulador, essa mesma quantidade de disparos tem o custo total de apenas R$ 80 mil. A Acadepol é a única academia de Polícia do país que tem os dois tipos de simulador de tiro: móvel e ainda um fixo, instalado no prédio da Unidade.