João Pessoa
Feed de Notícias

Público elogia desfile do Corpo de Bombeiros no 7 de Setembro 

terça-feira, 8 de setembro de 2015 - 10:04 - Fotos: 

O desfile do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba agradou quem saiu de casa no feriado da Independência para conferir as comemorações na Duarte da Silveira, em João Pessoa, nessa segunda-feira (7). A corporação levou para avenida 350 militares, distribuídos nas diversas modalidades de atuação da instituição. Um dos destaques foi a Auto Plataforma Aérea – equipamento de grande porte e moderna tecnologia usado para combate a grandes incêndios ou resgates.

“O desfile está muito bonito este ano, principalmente porque o dos bombeiros ficou já na abertura. Muito perfeito, estou adorando estar aqui com meu netinho, minha família. O Corpo de Bombeiros está de parabéns”, comentou Helder Dias Fernandes. Quem também ficou entusiasmada com a participação dos bombeiros militares foi Maria de Fátima, de 61 anos. “Eu achei maravilhoso ver os bombeiros. Eu venho mais para ver os desfiles dos militares, pois são os que mais me atrai pela organização e sincronia”, contou.

Para o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro, o desfile cívico-militar é um momento de celebrar a independência do país. “Hoje a população brasileira se reúne nas ruas para celebrar e o Corpo de Bombeiros, que presta serviço à população, faz parte dessa festa, colocando na rua representantes do seu efetivo e as viaturas da corporação. Isso é uma forma de prestigiarmos a pátria”, destacou.

O desfile do Corpo de Bombeiros contou com pelotões operacionais (combate a incêndio, busca e salvamento, resgate e guarda-vidas) e pelotões femininos; além da Banda de Música e beneficiários dos projetos sociais da corporação.

Campina – Em Campina Grande, o desfile aconteceu na Avenida Floriano Peixoto e contou com 108 bombeiros, entre efetivo motorizado (com a exposição de motos, jet-skis, ônibus e outras viaturas da corporação) e a pé. Uma novidade do desfile cívico-militar na cidade foi a Auto Plataforma Área, que pela primeira vez integrou o portfólio de veículos do evento.

Cabedelo – Já em Cabedelo, na Grande João Pessoa, as avenidas Duque de Caxias e Pastor José Alves de Oliveira receberam 38 bombeiros, que integram pelotões de combate a incêndio, busca e salvamento e resgate – atividades exercidas pela 1ª Companhia Independente de Bombeiro Militar.

De acordo com o comandante da unidade, major Charlton Ribeiro, o núcleo do projeto social ‘Bombeiro Gol 10’, que promove a inclusão social através do esporte, também compôs o desfile. “Aproveitamos a ocasião para realizar um trabalho educativo, distribuindo mil panfletos para os expectadores, com dicas de prevenção de combate a incêndio e acidentes domésticos”, contou.

Revista à tropa – O comandante geral, coronel Jair Carneiro de Barros, fez a revista das tropas antes do desfile, no anel interno da Lagoa, na Capital.  Em Campina Grande, a revista pelo comandante do 2º BBM, tenente coronel Nazareno de Oliveira, aconteceu às 6h30, no quartel do 2º BBM.