João Pessoa
Feed de Notícias

Público aprova Salão do Livro

segunda-feira, 22 de novembro de 2010 - 12:50 - Fotos: 
Se depender da opinião do público, o I Salão Internacional do Livro da Paraíba já é um sucesso. Quem foi ao Espaço Cultural José Lins do Rego, ontem, ficou impressionado com a estrutura do evento, considerado o maior em toda a América do Sul. Afinal, são mais de 50 mil títulos em exposição, com selos de mais de 400 editoras do Brasil e vários países, entre eles, Portugal, Argentina, Espanha, França e Estados Unidos.

O professor universitário Estevão Martins Palitot, 31 anos, por exemplo, afirmou que o Salão é de fundamental importância para João Pessoa. ‘É uma cidade que, apesar de ter crescido muito nos últimos anos, ainda apresenta poucas oportunidades de lazer e de cultura para a população. É importante que o evento aconteça no Espaço Cultural, um equipamento público que muitas vezes é subutilizado”, observou.

Estevão visitou o Salão em companhia do filho Cauã, de seis anos de idade. Ele comentou que gostou muito de ver o Espaço Cultural sediando um Salão tão bem organizado. “Estou adorando e meu filho também está gostando muito”, disse o professor.

A professora Juliana Carla Maia Leite, de 33 anos, levou o primo e um amiguinho dele para visitarem o Salão, e também estava impressionada com a magnitude do evento. “Estou adorando e acho até que demorou a acontecer um evento desse aqui na Paraíba. Em outros estados, principalmente do Sul, é uma prática comum, e aqui em João Pessoa começou agora. Eu acho que deve perdurar, ou seja, todo ano deve acontecer”, acrescentou.

Para Juliana, a leitura é básica, forma o ser humano, constrói a cidadania, a subjetividade e a autonomia das pessoas, e, por isso, deve ser feita cotidianamente. “E um evento como esse chama a atenção. Mostra a leitura deve ser incentivada na infância, por isso ou trouxe meu sobrinho e o amigo dele. Eles estavam relutantes em vir, mas ao chegarem aqui começaram a gostar. Isso mostra que o contato com os livros despertam a vontade de ler, e inicia a formação do leitor”, destacou.

A professora revelou ainda que gostou bastante da maneira como o Salão foi estruturado. “Estou gostando muito. Tem bons livros de editoras importantes, a preços acessíveis, de dez reais, por exemplo. Vou ver também o que está acontecendo nas outras áreas, as oficinas. Acho que deve acontecer mais vezes”, sugeriu.

O I Salão Internacional do Livro da Paraíba é promovido pelo Governo do Estado, Sebrae e Associação Nacional de Livrarias (ANL), com apoio cultural do Ministério da Cultura (MinC), Bibliotecas Braille & Comunitárias, Academia Paraibana de Letras (APL), Fundação Bradesco e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Serviço
Evento: I Salão Internacional do Livro da Paraíba
Data: 20 a 28 de novembro de 2010
Horário: Das 10h às 22h
Local: Fundação Espaço Cultural da Paraíba
Entrada: Grátis

Assessoria de Imprensa
Thais Cirino – 8837-3695
William Costa – 9915-2558
Alex Lacerda – 8885-7773
Ricardo Anísio – 9314-6308