João Pessoa
Feed de Notícias

Publicação nacional destaca trabalho de pesquisa da Emepa com gado Sindi na Paraíba

terça-feira, 31 de março de 2015 - 11:44 - Fotos: 

A Revista da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), a maior no gênero em todo o País e apreciada por criadores de gado zebuíno e seus mestiços, publicou na edição de janeiro/fevereiro deste ano reportagem especial sobre as pesquisas de melhoramento genético da raça Sindi desenvolvidas pela Emepa, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria de Estado da Agropecuária e da Pesca.

Na matéria principal, a repórter Larissa Vieira afirma que a Paraíba “é um importante celeiro de Sindi”, onde há 35 anos “lapida a genética da raça”.  A partir de 1996 as pesquisas de avaliação da produção de leite estão centradas na Estação Experimental de Alagoinha.

O presidente da GU, Nivaldo Magalhães considerou importante o destaque ao trabalho dos pesquisadores paraibanos, como reconhecimento da credibilidade da empresa perante os centros de pesquisas.

O diretor Técnico da Emepa, Manuel Duré, destacou alguns pontos abordados na Revista da ABCZ, como as pesquisas sobre o potencial leiteiro dos animais Sindi que, mesmo com as altas temperaturas do Semiárido, apresentam grande produção de leite e bom desempenho em cruzamentos com outras raças leiteiras.

A revista traz também um artigo de Ricardo de Miranda Henriques Leite, da Emepa, responsável pela Estação Experimental de João Pessoa, em Umbuzeiro. O trabalho científico, assinado conjuntamente com o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, João Cláudio do Carmo Panetto, aborda a estrutura populacional da raça Sindi no Brasil e a implantação do teste de progênie para leite.

A revista, que circula tanto impressa como digital, poderá ser acessada pelo link  http://issuu.com/revista_abcz/docs/abcz_84_bx.