João Pessoa
Feed de Notícias

Próxima segunda-feira (7) será dedicada ao trabalho interno nas órgãos governamentais

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009 - 11:59 - Fotos: 

Dentro da programação oficial da Campanha “Paraíba pelo fim da Violência contra a mulher. Faça sua parte”, a próxima segunda-feira (07) será dedicada ao trabalho interno nas Secretarias Governamentais do Estado, com a distribuição de materiais informativos sobre a violência de gênero e o engajamento dos/as funcionários/as, além da adesão dos homens à “Campanha Brasileira do Laço Branco: Homens pelo fim da violência contra a mulher”.

“Será uma ação coletiva, concretizando a participação das diversas Secretarias e órgãos governamentais em um trabalho intersetorial, porque somente a conscientização de todos os cidadãos e cidadãs conseguirá transformar a realidade e construir uma cultura de paz”, explica Douraci Vieira, Gerente do Programa Estadual de Políticas para Mulheres.
 
Entre as atividades a serem realizadas durante a próxima segunda-feira, estão panfletagens nos setores de trabalho, momentos coletivos para discussão sobre a campanha e convite para os homens aderirem ao Laço Branco, mobilização que tem o objetivo de sensibilizá-los e envolvê-los nas ações pelo fim da violência contra a mulher. O símbolo é um laço branco usado como botton ou uma fita em volta do pulso.

A campanha foi lançada em 24 de novembro (Dia de Enfrentamento à Violência contra a Mulher), integrando a mobilização internacional “16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. Até o dia 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos), haverá atividades em mais de 150 países e, em vários estados brasileiros, o poder público e a sociedade civil estão desenvolvendo ações, promovendo a equidade de gênero.

Ato pelo fim da violência – Na Paraíba, os 16 dias de ativismo culminam com um ato pelo fim da violência contra a mulher, na próxima quinta-feira (10), no Parque Solón de Lucena (anel interno da Lagoa), a partir das 10h. “É importante enfatizarmos que a Campanha ‘Paraíba pelo fim da violência contra a mulher. Faça sua parte’ será permanente, incentivando as denúncias contra violência, a punição dos agressores e o apoio às vítimas”, ressalta Douraci Vieira.

Ação da SEDS – Engajada na campanha ‘Paraíba pelo fim da violência contra a mulher. Faça sua parte’, promovida pelo Programa Estadual de Políticas para as Mulheres, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds) realiza, nesta segunda-feira (7), atividades como a distribuição de material informativo sobre esse tipo de problema e visitas às delegacias distritais e especializadas da Grande João Pessoa, em especial aquelas de atendimento à mulher. Também está programada uma mobilização de homens, funcionários da Secretaria e também da sociedade civil, na ‘Campanha Brasileira do Laço Branco: Homens pelo fim da violência’.

De acordo com a delegada Conceição Casado, coordenadora das Delegacias da Mulher no Estado, as atividades serão iniciadas às 8h em uma tenda montada em frente à SEDS, no Bairro de Mangabeira, em João Pessoa. “Para atender à população e também mobilizar os servidores, contamos com uma equipe plenamente engajada na campanha. Nós trabalhamos diretamente com esse tipo de violência e temos como principal objetivo combatê-la, oferecendo um tratamento unificado e multidisciplinar às vítimas”, esclareceu a delegada, acrescentando que para os homens serão distribuídos laços brancos.

Na próxima quinta-feira (10), a SEDS participa com as demais secretarias governamentais de Estado do encerramento da campanha, às 10h, no anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena, na Capital. “Na oportunidade, contaremos com a presença de todas as delegadas das especializadas da mulher da Paraíba”, destacou Conceição Casado.

Mais informações: Programa Estadual de Políticas para Mulheres – (83) 3243-7868.

Fabiana Nóbrega, Assessoria de Imprensa da Casa Civil e Adryana Araújo, da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Segurança e da Defesa Social